Estado da arte sobre o ensino de matemática nas tribal colleges estadunidenses
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e83862Palavras-chave:
Nado atado, Força crítica, Limiar de lactato, Performance, Tethered swimming, Critical force, Lactate threshold, Performance.Resumo
O presente artigo tenciona realizar um estado da arte sobre o Ensino de Matemática nas Tribal Colleges, sendo este um recorte de um projeto maior nominado “Formação (Etno)Matemática nas Tribal Colleges Estadunidenses”. Para tanto, em um primeiro momento, caracterizamos o sistema educacional estadunidense e como as Tribal Colleges se inserem no mesmo. Logo após, realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando os termos “Tribal College” com “Mathematics”, delimitando um período temporal de 2015 a 2020. Assim, por meio da leitura dos resumos, ousando conhecer o objetivo e a proposta dos trabalhos, foram selecionados seis artigos que cumpriam os objetivos delimitados para essa busca. A pesquisa nos permite defender que há a necessidade de estudos com o foco nas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto das culturas indígenas nativas das Tribal Colleges.
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