Estado da arte sobre o ensino de matemática nas tribal colleges estadunidenses

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e83862

Palavras-chave:

Nado atado, Força crítica, Limiar de lactato, Performance, Tethered swimming, Critical force, Lactate threshold, Performance.

Resumo

O presente artigo tenciona realizar um estado da arte sobre o Ensino de Matemática nas Tribal Colleges, sendo este um recorte de um projeto maior nominado “Formação (Etno)Matemática nas Tribal Colleges Estadunidenses”. Para tanto, em um primeiro momento, caracterizamos o sistema educacional estadunidense e como as Tribal Colleges se inserem no mesmo. Logo após, realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando os termos “Tribal College” com “Mathematics”, delimitando um período temporal de 2015 a 2020. Assim, por meio da leitura dos resumos, ousando conhecer o objetivo e a proposta dos trabalhos, foram selecionados seis artigos que cumpriam os objetivos delimitados para essa busca. A pesquisa nos permite defender que há a necessidade de estudos com o foco nas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto das culturas indígenas nativas das Tribal Colleges.

Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP - câmpus de Bauru. Além de realizar atividades de pesquisa (iniciação científica), também compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da FEIS-UNESP. Atua como membro do "Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade" - NUGENS da UNESP. Foi Bolsista da CAPES no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Seus estudos e reflexões permeiam a área de Educação Matemática com ênfase em Organização e Desenvolvimento Curricular, Teoria Crítica (vertente Habermasiana) e formação de professores que ensinam matemática. É Sócio Aspirante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Igor Micheletto Martins, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (stricto sensu) da Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestre pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (stricto sensu) da UNESP, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela mesma instituição, campus de Ilha Solteira. Também é membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da UNESP. Tem interesse em trabalhar com questões relativas à Formação de Professores, Currículo, Identidade, Diferença, Diversidade e Educação Matemática.

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Livre-docente em Didática e Currículo (2019) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo (2002) e mestre em Educação (2005) pela Universidade de Brasília - UnB. Cursou especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (bolsista: CNPq). É Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Exerce a função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos formativos. Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC, bem como coordena o Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira - NABISA que é vinculado ao Projeto Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária - NUPE. Atua como editor chefe da Revista Pesquisa e Práticas Educativas da UNESP. É professor conteudista em cursos de graduação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Trabalhou (2009 a 2013) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, exercendo as seguintes atividades: diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e presidente da Comissão de Ética. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Co-dirige a Série de livros Processos Formativos (Editora FI, Porto Alegre, RS). Seus estudos e investigações permeiam as seguintes temáticas: Currículo; Didática; Educação Matemática; Educação Comparada e Internacional; Diversidade(s); Ensino Integral / Escola de Tempo Integral; Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Artigos