Trabalhando a Formulação de Problemas na formação inicial do professor de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e83905

Resumo

Esse estudo teve como objetivo propor a articulação entre a teoria e a prática por meio da formulação de problemas na formação inicial do futuro professor de Matemática. Para isso, esse texto apresenta discussões sobre um problema que pode ser de qualquer universitário, guiado pela pergunta: como o estudante lida com os fatores econômico e tempo para almoçar sem prejuízos com a sua rotina na universidade? Inicialmente, esse estudo foi concebido durante a realização de uma atividade do Projeto Integrado de Prática Educativa, vinculado à disciplina de Ensino de Matemática Através de Problemas, posteriormente, foi retomado e ampliado. Esse amadurecimento foi dilatado com aportes teóricos da Educação Matemática, com autores que trabalham com a Resolução de Problemas e a Formulação de Problemas. Utilizamos como metodologia, o estudo de caso. Como resultado, apontou-se para a necessidade da reflexão-ação-reflexão na forma/ação inicial do futuro professor de Matemática e na quebra de paradigmas do estudante universitário que está acostumado a resolver problemas, muitas vezes de forma automatizada, e não formular problemas. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a formação dos futuros professores de Matemática, para professores que lecionam no ensino superior em componentes curriculares que buscam a articulação entre a teoria e a prática do cotidiano e para professores que lecionam matemática na educação básica.

Biografia do Autor

Douglas Marin, Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre (2009) e Doutor (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Rio Claro. É professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na Faculdade de Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - Ghoem, da Unesp; e, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe), da UFU. Tem experiência docente nas áreas de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Como pesquisador, tem trabalhado em temáticas do campo da história da educação matemática, ensino e aprendizagem da matemática, tecnologia de informação e comunicação, ensino superior e formação de professores de matemática.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Relatos de Experiências