Educação Financeira: uma análise das definições e concepções de alunos do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86950Palavras-chave:
Educação Financeira, Letramento Financeiro, Competência Crítica, Competência ComportamentalResumo
A partir de 2018, após a publicação da Base Nacional Comum Curricular, houve um aumento expressivo de pesquisas acadêmicas sobre a Educação Financeira. No entanto há a necessidade de trabalhos que investiguem as definições de Educação Financeira e apontem suas diferentes vertentes (letramento, crítica e comportamental). Nessa linha, este texto tem como objetivo analisar as diferentes concepções sobre Educação Financeira de alunos do Ensino Superior. Os dados foram coletados em uma turma de 22 alunos que cursavam uma disciplina optativa de Educação Financeira oferecida em uma instituição particular de Ensino Superior da cidade de São Paulo e organizados e analisados empregando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises indicam que os estudantes associam a Educação Financeira ao desenvolvimento de duas competências, o letramento e a comportamental. Porém, uma concepção é prevalente, ou seja, apareceu de maneira mais enfática, que é a relacionada a vertente comportamental da Educação Financeira, pois os dados mostram que os alunos esperam aprender um comportamento, seja ele relacionado com a organização ou posicionamento sobre finanças. Nosso estudo também mostrou que as diferentes competências se completam, e que desenvolvimento de uma competência pode levar mais facilmente ao desenvolvimento da outra.
Referências
Balacheff, N. (1995). Conception, connaissance et concept. In: D. GRENIER (Ed.), Séminaire de l'équipe DidaTech. Grenoble: IMAG, p. 219-244.
Bauman, Z. (2008). Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Bauman, Z. (2010). Vida a crédito: conversas com Citlali Rovirosa-Madrazo. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Campos, C. R. (2020). Aprofundando o estudo sobre a vertente comportamental da educação financeira. In C. R. CAMPOS, & C. de Q. S. COUTINHO. (orgs.), Educação Financeira no contexto da Educação Matemática. (pp.53-79).Taubaté/SP: Akademy.
Campos, C. R. (2016). Towards critical statistics education: theory and practice. Saarbrücken/Germany: Lambert Academic Publishing.
Campos, C. R., & Coutinho, C. Q. S. (2019). O juro real no contexto da educação financeira crítica. TANGRAM. Recuperado de: https://redib.org/Record/oai_articulo2761960-o-juro-real-contexto-da-educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-cr%C3%ADtica
Campos, C. R., Coutinho, C. Q. S., & Figueiredo, A. C. (2019). A vertente comportamental na Educação Financeira. Recuperado de: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22614
Campos, C. R., & Figueiredo, A. C. (2020). Letramento Financeiro no contexto do juro real na educação financeira crítica. In C.R. CAMPOS, & C. de Q. S. COUTINHO. (Eds), Educação Financeira no contexto da Educação Matemática (pp.189-218). Taubaté: Editora Akademy.
Campos, C. R., & Perin, A. P. (2020, fevereiro). Educación financiera en la escuela primaria. In Anais do X Congreso Internacional Sobre Enseñanza De Las Matemáticas (pp. 240-248). Lima, Peru: Congreso Internacional sobre Enseñanza se las Matemáticas. Recuperado de: https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/171568
Campos, C. R., & Perin, A. P. (2021). A educação financeira e a educação estatística em projetos de modelagem. In: M. A. Kistemann Jr., M. Rosa & D. C. Orey (orgs.), Educação financeira: olhares, incertezas e possibilidades (pp. 231-260). Taubaté/SP: Akademy.
Chiavenato, I. (2014) Comportamento Organizacional: A Dinâmica Do Sucesso Das Organizações. São Paulo: Manole.
Coutinho, C. Q. S., & Almouloud. S. A. (2020). Letramento financeiro e o perfil de professores que ensinam matemática na escola básica. In: C. R. Campos & C. Q. S. Coutinho (orgs.). Educação financeira no contexto da educação matemática: pesquisas e reflexões (pp. 77-106). Taubaté/SP: Akademy.
Coutinho, C. Q. S., & Campos, C. R. (2018). Perspectiva em Didática e Educação Estatística e Financeira: reflexões sobre convergências entre letramento matemático, matemática, letramento estatístico e letramento financeiro. In G. P. OLIVEIRA (Eds), Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia (pp.143-180). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Ferreira, M. M. M. G., Duarte, A. C. S., Sampaio, J., Magalhães, D. V., & Ferreira, L. R. F. N. Conhecimento, habilidades e atitudes (cha) e gestão por competências: um estudo de caso na faculdade da Amazônia. Brazilian Journal of Development. Recuperado de: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/5576
Freitas, B. G., & Moreira, V. G. (2021) Empréstimos & financiamentos: uma proposta para o ensino de sistemas de amortização no ensino médio. EM TEIA, 12 (2), UFPE. Recuperado de: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250338
Giordano, C. C. (2020). Concepções sobre estatística: um estudo com alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: PUC-SP.
Hartmann, A. L. B. & Maltempi, M. V. (2021). A abordagem da educação financeira na educação básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de matemática. EM TEIA, 12 (2), UFPE. Recuperado de: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250363/pdf_1
Kistemann Junior, M. A. (2020). Economização, capital humano e literacia financeira na ótica instrumental da OCDE e da ENEF. In: C. R. Campos & C. Q. S. Coutinho (orgs.). Educação financeira no contexto da educação matemática: pesquisas e reflexões (pp. 15-52).Taubaté/SP: Akademy.
Kuntz. E. R. (2019). A matemática financeira no ensino médio como fator de fomento da educação financeira: resolução de problemas e letramento financeiro em um contexto crítico. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: PUC-SP.
Lefreve, F., & Levrefe, A. M. C. (2005) Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto Enferm . Recuperado de: https://www.scielo.br/j/tce/a/wMKm98rhDgn7zsfvxnCqRvF/?format=pdf&lang=pt
Melo, D. M. B., & Lima, I. M. (2011). A simetria de reflexão: concepções mobilizadas por alunos brasileiros. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Anais […]. Recife: UFPE.
Novaes, D. V. (2011) Concepções de professores da educação básica sobre variabilidade estatística. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: PUC-SP.
Peréz Goméz, A. (2011). Competência ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e ação. In A. PERÉZ GOMÉZ, J.B.M. RODRÍGUEZ, J.T. SANTOMÉ, F.A.RASCO, J.M.A MÉNDEZ. (Eds), Educar por competências: o que há de novo? (pp.64-114). Porto Alegre: Artmed.
Perin, A. P., & Campos, C. R. (2021). Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística. ReviSem. Recuperado de: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14544.
Sacristán, J. G. Dez teses sobre a aparente utilidade das competências em educação. In A. PERÉZ GOMÉZ, J. B. M. RODRÍGUEZ, J. T. SANTOMÉ, F. A. RASCO, J. M. A MÉNDEZ. (Eds.), Educar por competências: o que há de novo? (pp.13-63). Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).