Educação Financeira: uma análise das definições e concepções de alunos do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86950

Palavras-chave:

Educação Financeira, Letramento Financeiro, Competência Crítica, Competência Comportamental

Resumo

A partir de 2018, após a publicação da Base Nacional Comum Curricular, houve um aumento expressivo de pesquisas acadêmicas sobre a Educação Financeira. No entanto há a necessidade de trabalhos que investiguem as definições de Educação Financeira e apontem suas diferentes vertentes (letramento, crítica e comportamental). Nessa linha, este texto tem como objetivo analisar as diferentes concepções sobre Educação Financeira de alunos do Ensino Superior. Os dados foram coletados em uma turma de 22 alunos que cursavam uma disciplina optativa de Educação Financeira oferecida em uma instituição  particular de Ensino Superior da cidade de São Paulo e organizados e analisados empregando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises indicam que os estudantes associam a Educação Financeira ao desenvolvimento de duas competências, o letramento e a comportamental. Porém, uma concepção é prevalente, ou seja, apareceu de maneira mais enfática, que é a relacionada a vertente comportamental da Educação Financeira, pois os dados mostram que os alunos esperam aprender um comportamento, seja ele relacionado com a organização ou posicionamento sobre finanças. Nosso estudo também mostrou que as diferentes competências se completam, e que desenvolvimento de uma competência pode levar mais facilmente ao desenvolvimento da outra.

Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, UNESP - Universidade Estadual Paulista

 Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro -

Professora de Estatística no ensino superior e de matemática no nível médio.

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=6D1AA9DA800EEB071A51284C2B3FA242

Celso Ribeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica São Paulo - PUC/SP

Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil

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Publicado

2022-08-23

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Artigos