Aspectos da parábola e da catenária: um estudo à luz da Geometria dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e88156Palavras-chave:
Parábola, Catenária, Engenharia Didática, GeoGebraResumo
Os estudos sobre a parábola nos livros-texto é algo corriqueiro, diferente da curva catenária, mesmo ambas tendo certas
similaridades. A catenária foi alvo de grandes discussões dentro da História da Matemática e da evolução do Cálculo
Diferencial, mas a discussão sobre ela ainda é limitada nos livros-texto utilizados nas licenciaturas e raramente é
mencionada no decorrer da educação básica. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo destas curvas, apresentando suas similaridades e diferenças com o aporte do software GeoGebra para sua visualização, manipulação e compreensão matemática. Para tal, utilizamos como metodologia a Engenharia Didática (ED) em suas duas primeiras fases, análises preliminares e análise a priori, em que buscamos fazer um levantamento histórico, epistemológico e didático sobre estas curvas, bem como apresentar uma construção no GeoGebra como proposta didática, visando subsidiar a metodologia docente ao versar sobre este tema com amparo da tecnologia digital.
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