A generalização da função afim manifestada por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90148

Palavras-chave:

Didática da Matemática, Teorema em ação, Generalização, Função Afim, Ensino Fundamental

Resumo

A compreensão do conceito de função não é um processo fácil para os estudantes. Dentre as ideias essenciais para a compreensão deste conceito consta a generalização. Neste sentido, apresenta-se neste texto resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo identificar conhecimentos relacionados à generalização da função afim, manifestados por estudantes do 9º ano. Para o seu desenvolvimento, elaborou-se uma sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática, que foi desenvolvida com uma turma de 9º ano. A principal fundamentação teórica foi a Teoria dos Campos Conceituais. Neste texto, apresentam-se as análises de duas situações resolvidas pelos participantes da pesquisa. As análises aqui apresentadas mostram que os estudantes manifestam em suas estratégias de resolução três teoremas em ação verdadeiros e três conhecimentos equivocados, relacionados especificamente à generalização da função afim, tais conhecimentos errôneos merecem a atenção da comunidade acadêmica, pois a desestabilização de conhecimentos equivocados possibilita a compreensão de um conceito durante a escolarização.

Biografia do Autor

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná

Veridiana Rezende
Universidade Estadual do Paraná
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4158-2196

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5630494004651939

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Artigos