A aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática:
resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90376Palavras-chave:
Focos da Aprendizagem para a Pesquisa, Jornadas Científicas Estudantis, Licenciatura em Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou a ocorrência da aprendizagem para a pesquisa nas Jornadas Científicas Estudantis em uma universidade moçambicana. Foram entrevistados três licenciandos que participaram do evento supracitado. Como referencial teórico e suporte metodológico adotou-se os Focos de Aprendizagem para a Pesquisa como categorias a priori. Os resultados indicaram a presença de dois Focos nos depoimentos coletados, são eles: Foco 1 – Interesse [envolvimento com a pesquisa]; Foco 6 – Identidade [Visão de si mesmo como pesquisador]. Em síntese, houve indícios de aprendizagem para a pesquisa.
Referências
Arruda, S. de M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). Focos da Aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 2(1), 91-121.
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
Moraes, R; Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2a ed. Ijuí: Unijuí. (Coleção Educação em Ciências).
Ortiz, E., Arruda, S. de M., Passos, M. M., & Silva, M. R. da. (2016). Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a escolha pela Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino & Pesquisa, 14(1), 55-70.
Passos, M. M.; Arruda, S. de M.; Prins, S. A.; Carvalho, M. A. de. (2008). ‘Memórias’: uma metodologia de coleta de dados – dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8(1), 1-21.
Queiroz, P. H. (2016). Aprendizagem de licenciandas de Matemática a partir das práticas vivenciadas em um grupo de pesquisa educacional. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos]. São Carlos.
Ribas, J. F., & Broietti, F. C. D. (2020). A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 295-317.
Teixeira, L. A. (2013). Tornando-se pesquisadores: Um estudo a partir da análise de Memórias de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina]. Londrina.
Teixeira, L. A., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2015). A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, 21(2), 525-541.
Teixeira, L. A., Passos, M. M., Arruda, S. de M., & Ohira, M. A. (2013). Pesquisa em Ensino de Ciências: Focos da aprendizagem para a pesquisa. Atas [...]. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosalino Subtil Chicote, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).