A aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática:

resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90376

Palavras-chave:

Focos da Aprendizagem para a Pesquisa, Jornadas Científicas Estudantis, Licenciatura em Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou a ocorrência da aprendizagem para a pesquisa nas Jornadas Científicas Estudantis em uma universidade moçambicana. Foram entrevistados três licenciandos que participaram do evento supracitado. Como referencial teórico e suporte metodológico adotou-se os Focos de Aprendizagem para a Pesquisa como categorias a priori. Os resultados indicaram a presença de dois Focos nos depoimentos coletados, são eles: Foco 1 – Interesse [envolvimento com a pesquisa]; Foco 6 – Identidade [Visão de si mesmo como pesquisador]. Em síntese, houve indícios de aprendizagem para a pesquisa.

Biografia do Autor

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma - Extensão de Cabo Delgado

Mestrando em Educação/ Currículo

Licenciado em Ensino da Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Quelimane

Docente do Docente do Departamento de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Area de interesse:  Formação de professores que ensinam Matemática

 Didática da Matemática

Marinez Meneghello Passos

Doutora em Educação para a Ciência

Docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR, Brasil

Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Sergio de Mello Arruda

Doutor em Educação.

Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Referências

Arruda, S. de M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). Focos da Aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 2(1), 91-121.

Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Moraes, R; Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2a ed. Ijuí: Unijuí. (Coleção Educação em Ciências).

Ortiz, E., Arruda, S. de M., Passos, M. M., & Silva, M. R. da. (2016). Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a escolha pela Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino & Pesquisa, 14(1), 55-70.

Passos, M. M.; Arruda, S. de M.; Prins, S. A.; Carvalho, M. A. de. (2008). ‘Memórias’: uma metodologia de coleta de dados – dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8(1), 1-21.

Queiroz, P. H. (2016). Aprendizagem de licenciandas de Matemática a partir das práticas vivenciadas em um grupo de pesquisa educacional. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos]. São Carlos.

Ribas, J. F., & Broietti, F. C. D. (2020). A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 295-317.

Teixeira, L. A. (2013). Tornando-se pesquisadores: Um estudo a partir da análise de Memórias de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina]. Londrina.

Teixeira, L. A., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2015). A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, 21(2), 525-541.

Teixeira, L. A., Passos, M. M., Arruda, S. de M., & Ohira, M. A. (2013). Pesquisa em Ensino de Ciências: Focos da aprendizagem para a pesquisa. Atas [...]. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos