A aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática:
resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90376Palavras-chave:
Focos da Aprendizagem para a Pesquisa, Jornadas Científicas Estudantis, Licenciatura em Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou a ocorrência da aprendizagem para a pesquisa nas Jornadas Científicas Estudantis em uma universidade moçambicana. Foram entrevistados três licenciandos que participaram do evento supracitado. Como referencial teórico e suporte metodológico adotou-se os Focos de Aprendizagem para a Pesquisa como categorias a priori. Os resultados indicaram a presença de dois Focos nos depoimentos coletados, são eles: Foco 1 – Interesse [envolvimento com a pesquisa]; Foco 6 – Identidade [Visão de si mesmo como pesquisador]. Em síntese, houve indícios de aprendizagem para a pesquisa.
Referências
Arruda, S. de M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). Focos da Aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 2(1), 91-121.
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
Moraes, R; Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2a ed. Ijuí: Unijuí. (Coleção Educação em Ciências).
Ortiz, E., Arruda, S. de M., Passos, M. M., & Silva, M. R. da. (2016). Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a escolha pela Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino & Pesquisa, 14(1), 55-70.
Passos, M. M.; Arruda, S. de M.; Prins, S. A.; Carvalho, M. A. de. (2008). ‘Memórias’: uma metodologia de coleta de dados – dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8(1), 1-21.
Queiroz, P. H. (2016). Aprendizagem de licenciandas de Matemática a partir das práticas vivenciadas em um grupo de pesquisa educacional. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos]. São Carlos.
Ribas, J. F., & Broietti, F. C. D. (2020). A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 295-317.
Teixeira, L. A. (2013). Tornando-se pesquisadores: Um estudo a partir da análise de Memórias de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina]. Londrina.
Teixeira, L. A., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2015). A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, 21(2), 525-541.
Teixeira, L. A., Passos, M. M., Arruda, S. de M., & Ohira, M. A. (2013). Pesquisa em Ensino de Ciências: Focos da aprendizagem para a pesquisa. Atas [...]. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosalino Subtil Chicote, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).