Exploração da probabilidade geométrica na sala de aula com o Geogebra

Autores

  • Fernanda Vital de Paula Universidade Federal do Tocantins
  • Pedro Martins de Sousa Junior

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90509

Palavras-chave:

Probabilidade Geométrica, BNCC, Software, Educação Básica

Resumo

Tendo em vista a escassez de bibliografia envolvendo a Abordagem Geométrica da Probabilidade e a potencialidade de seu desenvolvimento em sala de aula, este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta didática para o Ensino Fundamental sobre a abordagem Geométrica da Probabilidade, além de oferecer um suporte teórico para tal, tratando-se de um recorte da monografia de conclusão de Curso de um dos autores. Para isso, foi usada como metodologia a pesquisa bibliográfica, a fim de contextualizar o leitor sobre a história da Probabilidade e suas abordagens, fornecer um suporte para a utilização do GeoGebra e propor algumas atividades interativas neste software. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de aliar o ensino da Probabilidade e da Geometria à tecnologia, ao decorrer dos anos do Ensino Básico, potencializando a aprendizagem da Probabilidade.

Referências

Bortolossi, H. J. (2016) O Uso do Software Gratuito GeoGebra no Ensino e na Aprendizagem de Estatística e Probabilidade. Vidya, v. 36, (2), p. 429-440

Ministério da Educação. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Secretaria de Educação Básica

Coutinho, C. Q. S. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão frequentista: estudo epistemológico e didático. 1994. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de pós-graduação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

David, F. N. Games, Gods and Gambling: a History of Probability and Statistical Ideas. Londres: Charles Griffin & Co., 1962.

Gadelha, A. Uma Pequena História da Probabilidade. Notas de Aula Teoria de Probabilidade I. Rio de Janeiro, mar. 2004. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/~viali/estatistica/mat2006/material/textos/hist_prob_Gadelha.pdf. Acesso em: 03 de nov. de 2021.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

Gondim, H. F. Probabilidade e probabilidade geométrica: conceitos e exemplos aplicáveis no ensino básico. 2013. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de pós-graduação em Matemática em rede nacional. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande.

Mendes, I. A. Matemática e investigação em sala de aula. 2. ed. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2009.

Mlodinow, L. O Andar do Bêbado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora: 2009.

Pontes, J. & núñez, I. Questões de Estatística e Probabilidade nas provas do ENEM: uma aproximação a erros e dificuldades de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 87-110, jan./abr. 2019.

Siqueira, R. F. Tutorial para GeoGebra. Niterói: Grupo Pet-Tele, 2017. 28 p. Disponível em: http://www.telecom.uff.br/pet/petws/downloads/tutoriais/geogebra/Tutorial_GeoGebra.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

Soares, E. Uma análise sobre as atividades de probabilidade propostas em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. REnCiMa, v. 9, n. 6, p. 65. 2018.

Sturion, L; carvalho, A. A. A; reis, M. C; rocha, Z. F. D. C. As dificuldades dos professores de estatística na utilização de tecnologias midiáticas. REnCiMa, v. 9, p. 78-93, 2018.

Viali, L. Algumas Considerações Sobre a Origem da Teoria da Probabilidade. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. L.], v. 8, n. 16, p. 143-153, out./mar. 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Edição

Seção

Artigos