Mapeamento de pesquisas com os Temas Contemporâneos Transversais na formação de professores(as) de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90576

Palavras-chave:

Matemática, Temas Contemporâneos Transversais, Formação de Professores, Estado da Arte

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de trabalhos acadêmicos e científicos, produzidos nos últimos anos (2012-2021), tendo a proposta da utilização do Temas Contemporâneos Transversais (TCT) na prática formativa de professores(as) de matemática. Através dessa investigação, pretendeu-se analisar como tem ocorrido essa interseção entre as práticas formativas, primeiramente, de educadores(as) de diferentes áreas de conhecimento, e, posteriormente, de professores(as) de matemática ao adentrarem no campo do emprego do TCT para o ensino e aprendizagem. Os TCT, são versados nos documentos normativos da educação desse país há mais de 20 anos e, com tal aspecto, buscou-se melhor entender como têm sido essas abordagens por pesquisadores(as) ao conectarem as ações formativas para a formação docente. Esse estudo é composto por uma abordagem bibliográfica, caracterizada como estado da arte, tendo a confecção de dados obtida através do portal de artigos científicos Web of Science e em duas plataformas que hospedagem dissertações e teses brasileiras, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por meio de características que emergiram da leitura analítica dos resumos e dos textos na íntegra, produziu-se o estado da arte das pesquisas que apresentaram propostas educativas com os TCT na formação de professores(as) em geral e de Matemática. Com esta pesquisa, revelou-se a escassez de trabalhos educativos, cuja temática em questão tenha presença, na produção de saberes docentes na formação inicial ou continuada de professores(as) de Matemática.

Biografia do Autor

Muriell Francisco da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

É formado em Matemática na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo parte dos estudos realizado através de mobilidade acadêmica internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2018/2019), como parte da integralização da graduação em Matemática. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com projeto de mestrado na linha de Educação em Ciências e Matemática, com estudos voltados às tecnologias e mídias na Educação em Ciências e Matemática. Membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atuando desde 2019 na linha de pesquisa de Robótica Educacional e Softwares Educacionais na promoção da Educação Matemática. Possui interesse na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Softwares Educacionais e Robótica Educacional.

http://lattes.cnpq.br/7219826476250061

https://orcid.org/0000-0003-3019-3977

Arlindo José Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

http://lattes.cnpq.br/9047733954063404

https://orcid.org/0000-0002-5175-6129

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Publicado

2023-04-12

Edição

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Artigos