State Of The Art Of Research On Contemporary Transversal Themes In Mathematics Teacher Training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90576

Keywords:

Mathematics, Transversal Contemporary Themes, Teacher Training, State of Art

Abstract

This article presents a state of the art of academic works, produced in recent years (2012-2021), with the proposal of using the Transversal Contemporary Themes (TCT) in the formative practice of mathematics teachers. Through this investigation, it was intended to analyze how this intersection between training practices has occurred, firstly, of educators from different areas of knowledge, and, later, of mathematics teachers when entering the field of TCT employment for teaching and learning. The TCTs have been versed in the normative documents of education in this country for more than 20 years and, with this aspect, we sought to better understand how these approaches have been by researchers when connecting training actions for teacher training. This study is composed of a bibliographic approach, characterized as state of the art, with the production of data obtained through the Web of Science scientific articles portal and in two platforms that host Brazilian dissertations and theses, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Through characteristics that emerged from the analytical reading of abstracts and full texts, the state of the art of research was produced that presented educational proposals with TCT in the training of teachers in general and of Mathematics. With this research, it was revealed the scarcity of educational works, whose theme in question has presence, in the production of teaching knowledge in the initial or continuing education of mathematics teachers.

Author Biographies

Muriell Francisco da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

É formado em Matemática na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo parte dos estudos realizado através de mobilidade acadêmica internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2018/2019), como parte da integralização da graduação em Matemática. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com projeto de mestrado na linha de Educação em Ciências e Matemática, com estudos voltados às tecnologias e mídias na Educação em Ciências e Matemática. Membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atuando desde 2019 na linha de pesquisa de Robótica Educacional e Softwares Educacionais na promoção da Educação Matemática. Possui interesse na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Softwares Educacionais e Robótica Educacional.

http://lattes.cnpq.br/7219826476250061

https://orcid.org/0000-0003-3019-3977

Arlindo José Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

http://lattes.cnpq.br/9047733954063404

https://orcid.org/0000-0002-5175-6129

References

Barro, D. (2021). Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior. 176 f. Tese (Doutorado) - Curso de Curso de Pós- Graduação em Educação, Universidade de Lasalle, Canoas, 2021. Recuperado de: http://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/1763.

Barroso, L.C. P. (2016). Currículo, Diversidade Cultural e suas Implicações a Prática Pedagógica de professores: um estudo em escolas públicas municipais do Ensino Fundamental em Porto Velho (Rondônia). 217 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho. Recuperado de: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1637.

Bento, E. B. (2018). Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE. 63 f. Tese (Doutorado) - Curso de O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/188466.

Bozelli, L. M. (2018). A lei 10.639/03 e sua implementação nas licenciaturas em geografia da UEL e UEM. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. Recuperado de: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4609.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/DF.

Brasil (2019). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019.

Brasil (2020). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019, de 20 de dezembro 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, Diário Oficial da União, 15 de abril de 2020, Seção 1, pp. 46-49. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192.

Brasil, (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Brasil, (1997). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.

Brasil, (2017). Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as leis que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais de Educação e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.

Brasil. (2001). Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.

Cordeiro, N. V. (2019). Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília.

Cury, C. R. J. (2021). Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas / Carlos Roberto Jamil Cury, Magali Reis, Teodoro Adriano Costa Zanardi. -- 1. ed. -- São Paulo, Cortez.

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

Flores, M. A. (2010). Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores Educação. Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Freitas, A. C. (2018). Água: temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativas. 152 f. Tese (Doutorado) - Curso de Curso de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/189967.

Gatti, B. A. (2014). A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. 2014. Recuperado de: n9.cl/ipuax.

Kellermann, D. (2019). Um sistema de recomendação de grupos e recursos para apoio à abordagem de temas transversais em cursos superiores. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Disponível em: http://documentos.poa.ifrs.edu.br/uploads/r/biblioteca-clovis-vergara-marques4/e/e/5/ee53a56312b1d744509bf4b288f412b3d6d6a3b8ea9ee51daed7a766f5c6ee94/dissertacao_douglas_kellermann_digital.pdf.

Lima, H. A. V.; Oliveira, A. P.; Lima, J. N. N. P. Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? Álisson Hudson Veras Lima, Ana Paula Oliveira, José Natanael Nunes Pereira de Lima (orgs.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/43509319/Teoria_e_pr%C3%A1tica_docente_onde_estamos_e_para_onde_vamos.

Martins, R. X., Lima, F. P. M.; Ferreira, H. M.; Villarta, M. (2020). Inserção e desenvolvimento de temas transversais no ensino superior: formar para cidadania. Educação ambiental e desenvolvimento humano, v. 1, p. 271-288.

Melo, D. P. (2019) Educação financeira e matemática financeira: compreendendo possibilidades a partir de um grupo de estudo com professores do ensino médio. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Recuperado de: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34278.

Moitinho-Silva, S. (2016). Educação, Direitos Humanos, Igualdade e Diferença: o que dizem os professores? 2016. 216 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-102143/en.php.

Neu, A. F. (2018). Atuação docente em Educação Física: teorias e práticas em contextos escolares. 241 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Atuação Docente em Educação Física: Teorias e Práticas em Contextos Escolares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Recuperado de: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19486.

Prestini, S. A. M. M. (2005). Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática. Curitiba, UFPR.

Quitino, G. S. (2012). Sexualidade e educação sexual: prática docente em uma escola pública de Juazeiro do Norte-CE. 119 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Recuperado de: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3523.

Silva, R. L. (2016). Jogos Concretos no laboratório de ensino de matemática na formação de professores na educação à distância. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Belém. Recuperado de: http://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8633.

Timm, N. R. (2012). Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Recuperado de: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6664.

Torisu, E. M., Ferreira, W. M (2022). Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, v. 49, n. 0, p. 1-12, maio 2022. Recuperado de: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576.

Zarth, S. M. (2013). Temas Transversais no Ensino Fundamental: educação para a saúde e orientação sexual. 2013. 119 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3751.

Published

2023-04-12

Issue

Section

Artigos