Seleção e aplicação de ferramentas de Estatística Descritiva por estudantes angolanos do ensino superior

Autores

  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Nelson Osvaldo Neto Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90734

Palavras-chave:

Estatística Descritiva, Ferramentas estatísticas, Estudantes angolanos, Ensino superior

Resumo

No artigo estuda-se o conhecimento de estudantes do ensino superior sobre a seleção e aplicação de ferramentas de Estatística Descritiva, numéricas e gráficas, na resolução de tarefas de natureza aberta. Participaram no estudo 87 estudantes do ensino superior, que se encontravam a frequentar o 2.º ano dos cursos de Licenciatura em Contabilidade e Gestão e em Zootecnia, de um Instituto Superior Politécnico de Angola. Os estudantes responderam a um questionário constituído por seis questões sobre vários conteúdos de Estatística Descritiva, das quais estudamos aqui apenas duas: uma envolve a seleção de ferramentas estatísticas adequadas e outra trata da aplicação de ferramentas estatísticas. Em termos de resultados, destaca-se, em geral, o fraco desempenho dos estudantes em qualquer dos itens, sendo um pouco melhor no caso daqueles relativos à seleção das ferramentas estatísticas do que no caso da aplicação dessas ferramentas. Face a estes resultados, importa melhorar o desempenho dos estudantes, pois as ferramentas de Estatística Descritiva são da maior relevância no emprego, na vida quotidiana e na participação social.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

Nelson Osvaldo Neto, Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul

Departamento de Administração e Negócios

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos