Etnomatemática:

saberes e fazeres de Quebradeiras de coco babaçu em Timbiras - MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90739

Palavras-chave:

Etnomatemática, Quebradeiras de coco, Saberes e Fazeres, Timbiras/MA

Resumo

Este artigo é um recorte de uma monografia, que traz uma abordagem acerca de mulheres Quebradeiras de coco babaçu que lutaram por terra, preservação das palmeiras, livre acesso aos babaçuais, construção identitária e voz na sociedade. Isso contribuiu para que obtivessem diversas aprendizagens, a partir da reivindicação dos seus direitos e do desenvolvimento de habilidades por meio do extrativismo do coco babaçu. São pessoas que desenvolveram a aprendizagem indireta da matemática em seus trabalhos diários. Partindo desse pressuposto, este trabalho baseia-se no seguinte questionamento: como as mulheres Quebradeiras de coco babaçu da Associação Extrativista de Timbiras/MA, utilizam a matemática em seu cotidiano?  Desse modo, objetivamos compreender como as mulheres Quebradeira de coco babaçu da Associação Extrativista de Timbiras utilizam a matemática em seu cotidiano, considerando a experiência dessas mulheres e o contexto sócio-ambiental. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com autoras/es que abordam sobre a Etnomatemática, como D’ Ambrósio (1998) e Knijnik (1996) e ainda, Oliveira (2019) que discute sobre a utilização da Matemática por Quebradeiras de coco babaçu. Além disso, realizamos uma pesquisa de campo, com observações, entrevistas e diálogos informais, os quais foram registrados em gravação e em diário de campo. Percebemos a utilização da Matemática no cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu nesta Associação e apresentamos como ocorre a utilização da matemática na produção e venda dos produtos do coco babaçu. Desse modo, foi possível apreender que as mulheres Quebradeiras de coco babaçu da ASSEXTIM fazem utilização Etnomatemática

Biografia do Autor

Ana Cláudia Batista da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada pela Universidade Federal do Maranhão Campus - Codó (MA) em Licenciatura em Pedagogia; Pesquisadora sobre Quebradeiras de Coco Babaçu; Etnomatemática; Utilização de Matemática por Quebradeiras de Coco Babaçu no cotidiano em práticas extrativistas e derivação do Coco Babaçu, assim como a influência da Cultura para que Fillhos e Filhas de Quebradeiras utilizem a Matemática de acordo com suas experiências culturais

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade com linha de pesquisa em Cultura, Educação e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atualmente é Professora Assistente - Nível 2 da Universidade Federal do Maranhão (Campus Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Alfabetização de Quebradeiras de coco babaçu; História da Educação Brasileira, do Maranhão e de Codó/MA; Memórias de professoras afrodescendentes; Escolas Normais e Normalistas, Decolonialidade, Fenomenologia, Hermenêutica, Filosofia da Educação, História da formação de professores em Codó/MA e Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI).

http://lattes.cnpq.br/6665636259576060

https://orcid.org/0000-0002-9397-3607 

Gleiciane Brandão Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em História (Universidade Estadual do Maranhão- UEMA), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Universidade Federal do Maranhão- UFMA),Licenciada em Ciências Humanas- Sociologia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA), Graduanda em Pedagogia (UNINTER), . Desenvolve pesquisas acerca do Continente Africano, tendo como foco as questões de gênero, Memória, Ensino de História em Cabo Verde e análise dos livros didáticos. Tem pesquisas, também, no âmbito da representatividade da mulher negra na teledramaturgia e literatura brasileira e a participação das mulheres no movimento de independência em Cabo Verde. Atualmente tem desenvolvido pesquisa sobre o movimento feminista negro no decorrer da Ditadura Militar. Professora Substituta da UEMA (Caxias- 20h). Integra o grupo de Pesquisadores do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre África e Sul Global (NEÁFRICA) 

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola