Resolução de sistemas lineares:
uma proposta de intervenção matemática na residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90862Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Sistemas Lineares, Prática Pedagógica.Resumo
Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência de intervenção por meio do Programa de Residência Pedagógica, do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória. Vale salientar que, após o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, esta foi a primeira prática pedagógica realizada de maneira presencial nesta edição do programa. Essa vivência aconteceu em uma intervenção realizada em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio da escola campo pertencente a rede estadual de ensino localizada no mesmo município. Escolhemos Sistemas Lineares como conteúdo curricular e adotamos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino. O desenvolvimento dessa regência propiciou um espaço dialógico para a construção e investigação de soluções no campo algébrico e geométrico para os problemas propostos cujas soluções tangenciaram conceitos associados a sistemas lineares. Os resultados apontaram que o planejamento e a execução da aula atingiram os objetivos, tendo em vista que os estudantes participaram ativamente da construção das soluções e foram protagonistas nesse processo exploratório-investigativo.
Referências
Brasil (2019). Ministério da Educação. Regulamento do Programa de Residência Pedagógica (Portaria nº 259/2019), Brasília.
Bbc News (2021). Covid-19: Coronavírus pode sobreviver por 28 dias em celular e dinheiro, diz estudo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54503398
D’ambrósio, B. (1993). Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. ProPosições, v. 4, n. 1, p. 35-41.
Lamonato, M & Passos, C. (2011). Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática. Zetetiké, FE/Unicamp. v.19. n. 16.
Mendonça, M. (1999). Resolução de problemas pede reformulação. Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: Grupo “Matemática Para Todos – Investigações na sala de aula” (CIEFCUL) e Associação dos Professores de Matemática. p. 15-33.
Onuchic, L & Allevato, N. (2011). Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de educação matemática, 2011, v.25, n.41, 73-98.
Onuchic, L. (2013). A resolução de problemas na educação matemática: Onde estamos? E para onde iremos? Revista Espaço Pedagógico, GTERP, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.
Paiva, M. & Souza, T. (2021). Experiências formativas embasadas na Matemática para o Ensino e no Concept Study. Anais do SIPEM, 2021.
Silva, L. (2022). Posições relativas entre duas retas; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/posicoes-relativas-entre-duas-retas.htm. Acesso em 03 de fev. de 2022.
Vianna, C. (2002). Resolução de Problemas. Livro Temas em Educação, o livro das Jornadas de 2002. Futuro Congresso e Eventos. p. 401-410.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ladson Surlo Ramos, Álan Felipe Siqueira Zetum, Elcio Pasolini Milli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).