Evasão Escolar no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Paraná campus Capanema
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90890Palavras-chave:
Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Evasão EscolarResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito das razões que levam estudantes da microrregião de Capanema (Paraná) a evadir do curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, um questionário foi encaminhado para os 55 alunos evadidos do curso com perguntas a respeito de quando entraram no curso, de sua situação atual e de sua evasão. Obteve-se um total de 36 respostas e, a partir das orientações da Análise de Conteúdo, agrupou-se as razões que levaram os alunos a evadir do curso. Observou-se que as principais razões para a evasão escolar foram questões pessoais e a Pandemia do Covid-19 no Brasil, o que caracteriza evasão por externalidades. Além disso, aproximadamente um terço dos ex-alunos está matriculado em outro curso superior, o que indica evasão para inserção.
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