Evasão Escolar no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Paraná campus Capanema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90890

Palavras-chave:

Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Evasão Escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito das razões que levam estudantes da microrregião de Capanema (Paraná) a evadir do curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, um questionário foi encaminhado para os 55 alunos evadidos do curso com perguntas a respeito de quando entraram no curso, de sua situação atual e de sua evasão. Obteve-se um total de 36 respostas e, a partir das orientações da Análise de Conteúdo, agrupou-se as razões que levaram os alunos a evadir do curso. Observou-se que as principais razões para a evasão escolar foram questões pessoais e a Pandemia do Covid-19 no Brasil, o que caracteriza evasão por externalidades. Além disso, aproximadamente um terço dos ex-alunos está matriculado em outro curso superior, o que indica evasão para inserção.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Instituto Federal do Paraná

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Capanema, onde atua como coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Vice-coordenador do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação. Foco de interesse em Educação Matemática e Avaliação da Aprendizagem Escolar. 

Karla Aparecida Lovis, Instituto Federal do Paraná

Formada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora do IFPR - Campus Capanema. Interesses de pesquisa: matemática nas séries iniciais; ensino de geometria euclidiana e de geometrias não euclidianas; tecnologias no ensino da matemática; formação de professores.

Amanda Ferreira de Lima, Instituto Federal do Paraná

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Capanema. Doutora em Matemática, com título obtido pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2017), na área de Topologia Algébrica. Mestra em Matemática, na área de Topologia Algébrica, pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP/IBILCE - campus São José do Rio Preto (2013). Possui graduação em Bacharelado em Matemática Pura e em Licenciatura em Matemática.

Leidi Katia Giehl, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pelo Programa de Poś-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Linha de pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação; Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) - Unioeste, Linha de Pesquisa: Ensino em Ciências e Matemática; Especialista em Metodologia de ensino de Física e Matemática; e especialista em Docência no Ensino Superior; Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza - Paraná e Graduada em Licenciatura em Matemática. Bolsista de Doutorado pela CAPES. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) e do Projeto de Pesquisa - O livro didático de Física e de Ciências: contexto, caracterização, produção e usos.

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Publicado

2022-12-08

Edição

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Artigos