A Educação do/no Campo na Base Nacional Comum Curricular e na reforma do novo Ensino Médio
desafios para o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91026Palavras-chave:
Educação do Campo, Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio, Ensino da MatemáticaResumo
Tendo em vista que as reformas propostas para a educação nos últimos anos vêm gerando diversas discussões e críticas sobre as formas como essas são apresentadas e aprovadas, este artigo busca analisar se a proposta pedagógica curricular de Educação do Campo está contemplada na Base Nacional Comum Curricular e na Reforma do Ensino Médio em seus princípios políticos e pedagógicos. Recorremos à pesquisa bibliográfica e documental para a verificação dos dados sobre a abordagem da Educação do Campo nos dois documentos normativos. Os dois documentos que compõem o Novo Ensino Médio se caracterizam como normativas para a elaboração dos currículos escolares no país, porém, não elucidam indicativos de peculiaridades, diversidade e acesso ao conhecimento para a Educação do/no Campo, na busca pela construção democrática de um currículo escolar voltado às práticas pedagógicas dos estudantes das escolas do campo, decorrendo da análise algumas considerações sobre o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no que compete ao ensino de Matemática no Brasil.
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