O Papel do Agente Socioetnocultural Frente a Educação Escolar Quilombola e o Ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91061

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Matemática, Agente socioetnocultural

Resumo

O artigo em tela, de natureza teórico-crítica, busca refletir sobre o papel do agente socioetnocutural na Educação Escolar Quilombola e o ensino de Matemática. Para isso, partimos da seguinte pergunta: Qual é o papel do agente socioetnocultural no ensino de Matemática nas escolas quilombolas? Assim buscamos caracterizar a Educação Escolar Quilombola e o agente socioetnocultural partindo da concepção da Etnomatemática, bem como identificar as possibilidades e desafios a serem enfrentados pelo agente socioetnocultural no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nessas escolas quilombolas, buscando valorizar a cultura e as tradições de cada comunidade. A pesquisa teórica não tem por objetivo intervenção imediata na realidade. Contudo é nosso desejo, ao teorizar sobre a função do agente socioetnocultural, impactar, de maneira positiva, visando o resgate histórico, a realidade dos professores, alunos e famílias quilombolas. Utilizamos a análise documental e a revisão bibliográfica crítica.  Identificamos, entre os desafios que este profissional, encontrará o racismo estrutural e a necessidade de formação para lidar com a educação quilombola. Entre as possibilidades, percebemos o avanço das leis e diretrizes específicas para a Educação Escolar Quilombola. Percebemos que o papel da educação escolar quilombola é fundamental para garantir a preservação da cultura local, promover a formação continuada e garantir o ensino da Matemática contextualizada e significativa.

 

Biografia do Autor

Hélio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-
Graduação em Educação - PPGE, da Universidade

de Brasília – UnB (2022). Especialista em
Metodologia do ensino de Matemática e da Física
pela Faculdade São Luís - FSL (2019). É Graduado
em Licenciatura em Educação do Campo pela
Universidade de Brasília - UnB (2019) e em
Licenciatura em Pedagogia pelo Centro
Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN
(2017). Tem interesse nos temas: Educação Escolar
Quilombola; Formação de professores/as
quilombolas; Diversidade e Educação Matemática
com foco na Etnomatemática. Atua no grupo de
pesquisa "Dzeta Investigações em Educação
Matemática - DIEM".

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, SEEDF Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora de educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integrante do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Educação (ProPEd/UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação - FE. Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UnB (Mestrado e Doutorado, acadêmico e profissional).

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola