O Papel do Agente Socioetnocultural Frente a Educação Escolar Quilombola e o Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91061Keywords:
Educação Escolar Quilombola, Matemática, Agente socioetnoculturalAbstract
O artigo em tela, de natureza teórico-crítica, busca refletir sobre o papel do agente socioetnocutural na Educação Escolar Quilombola e o ensino de Matemática. Para isso, partimos da seguinte pergunta: Qual é o papel do agente socioetnocultural no ensino de Matemática nas escolas quilombolas? Assim buscamos caracterizar a Educação Escolar Quilombola e o agente socioetnocultural partindo da concepção da Etnomatemática, bem como identificar as possibilidades e desafios a serem enfrentados pelo agente socioetnocultural no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nessas escolas quilombolas, buscando valorizar a cultura e as tradições de cada comunidade. A pesquisa teórica não tem por objetivo intervenção imediata na realidade. Contudo é nosso desejo, ao teorizar sobre a função do agente socioetnocultural, impactar, de maneira positiva, visando o resgate histórico, a realidade dos professores, alunos e famílias quilombolas. Utilizamos a análise documental e a revisão bibliográfica crítica. Identificamos, entre os desafios que este profissional, encontrará o racismo estrutural e a necessidade de formação para lidar com a educação quilombola. Entre as possibilidades, percebemos o avanço das leis e diretrizes específicas para a Educação Escolar Quilombola. Percebemos que o papel da educação escolar quilombola é fundamental para garantir a preservação da cultura local, promover a formação continuada e garantir o ensino da Matemática contextualizada e significativa.
References
Almeida, S. (2021). Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra.
Bogo, Fidêncio. (2011). Nóis mudemo. Fidêncio Bogo, 2011. Recuperado de: http://fidenciobogo.blogspot.com/2011/05/conto-nois-mudemo.html
D’Ambrosio, U. (2011). Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (2012). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº 16, de 20 de novembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: MEC.
Candau, V. M. F. (2014). Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, 37(1), 33-41. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003
Demo, Pedro. (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas.
Ferreira, A. T. R. J. (2016). Trabalho pedagógico: o jogo e as brincadeiras como estratégias da ação docente. In M. C. V. R. Tacca (Org.). Ação formativa docente e práticas pedagógicas na escola (pp. 169-188). Editora Alínea. ISBN 978-85-7516-778-6
Ferreira, A. T. R. J., Santos, H. R. & Moreira, G. E. (2021). Prática docente quilombola: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-28.
Ferreira, A. T. R. J. & Santos, H. R. (2022). As contribuições das oficinas pedagógicas para a formação inicial de professores que ensinam Matemática. In Anais XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual, Brasília, DF. 2022. (no prelo).
França, J. S. & Lima, R. N. (2020). Formação docente: narrativas e experiências com as Leis: 10. 639/03 E 11. 645/08 no PIBID/HISTÓRIA/UFAC. Revista em Favor de Igualdade Racial. 3 (2) 69–77. Disponível em:
https://revistas.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/3266
Fraz, J. N., Hott, D. F. M., Moreira, G. E., & Rodrigues, G. M. (2020). Tecnologia Assistiva: produtos e serviços disponíveis na internet. PontodeAcesso, 13(3), 70–84. https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35225
Freire, Paulo. (2005). Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, Paulo. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, Paulo. (2021). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gadotti, M. (2011). Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.
GIL, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Giroux, H. A. & Mclaren, P. (1993). Linguagem, Escola e Subjetividade: elementos para um discurso Pedagógico crítico. Revista Educação e Realidade. 18 (2), 21-35, jul./dez. Porto Alegre, RS.
Lei 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (2012). A Lei dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
Lei 11.645/2008, de 10 de março de 2008 (2008). A Lei nº 11.645/08 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília.
Lei 10.639/2003, de 09 de janeiro de 2003 (2003). Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira" e dá outras providências. Brasília.
Martins, E. D., Moura, A. A., & Bernardo, A. de A. (2018). O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 410–423. https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731
Moreira, Geraldo Eustáquio (Org.). (2020). Práticas de Ensino de Matemática em Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Moreira, Geraldo Eustáquio. (2012). Representações sociais de professoras e professores que ensinam matemática sobre o fenômeno da deficiência. (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Moreira, Geraldo Eustáquio. (2016). O ensino de Matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, 18 (2), 741-757. Recuperado de: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/23486/pdf
Moreira, G. E., Ortigão, M. I. R. & Pereira, C. M. M. C. (2021). Políticas de avaliação e suas relações com o currículo de Matemática na Educação Básica. Brasília, DF: SBEM Nacional. Recuperado de: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/publicacoes/colecao-sbem
Moreira, G. E. (2022). Por trás da monograma do movimento LGBTQIAPN+: vidas, representatividade e esclarecimentos. Revista Temporis[ação], Dossiê Temático. https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/announcement/view/157.
Muniz, R. F., Muniz, S. M., Braga, A. E. & Porto, B. S. (2020) Tendências pedagógicas: da síntese conceitual à mediação da aprendizagem na pós-graduação. Revista Docentes. Currículo e Formação de Professores e Alunos como Pilares da Aprendizagem.5 (13), 74-83. Recuperado de https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/252
Paula, A. B. (2018, dezembro). Educação, Racismo e Serviço social: A Lei 10.639 como possibilidade de construção de uma educação antirracista. In Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (pp. 1-16). Vitória, ES: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa (ABEPSS). Recuperado de: https://periodicos.ufes.br/index.php/abepss/article/view/22621
Oliveira, R. D. V. L. & Queiroz, G. R. P. C. (2016). Professores de ciências como agentes socioculturais e políticos: a articulação valores sociais e a elaboração de conteúdos cordiais. Redequim. 2 (2), 14-31.
Rosa, M., & Raimundi, M. P. V. (2019). Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. Revemop, 1(1), 62 - 84. https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1artigo4
Sacardi. K. K. A. (2008, setembro) Marcheteria e as dimensões da Etnomatemática. In XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática EBRAPEM. Educação matemática: possibilidades de interlocução. Rio Claro, SP. Recuperado de: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/341-1-A-gt7_sacardi_ta.pdf
Santos, H. R. (2022). Práticas socioetnoculturais e o ensino de matemática perspectiva da Etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília: Brasília, DF.
Santos, H. R. & Moreira, G. E. (2021). Etnomatemática e o ensino de geometria em uma escola quilombola. In MELO, Natália Máximo et al. Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e Memória e Seminário de Educação do Campo.
Grupo de Pesquisa Coletivo Terres do IFRN (Org.). 1. Natal, RN: Instituto Federal Rio Grande do Norte, p. 798-805. ISBN 978-85-94369-11-6.
Santos, H. R., Sousa, L. A. R. & Moreira, G. E. (2021, novembro). Matemática e inclusão: práticas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. In I Congresso Internacional sobre Educação Matemática Inclusiva e II Jornada de discussão sobre o trabalho colaborativo entre educação diferencial e Educação Matemática, Bucaramanga, Colômbia.
Soares, E. G. (2016, julho). Educação escolar quilombola reafirmação de uma política afirmativa. In Reunião Científica Regional da Anped Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba, PR. Recuperado de: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/artigo_edimara_goncalves_soares.pdf
Silva, C. C. & Borges, F. T. (2021). O professor de tradição ioruba e a Pedagogia de Terreiro: uma proposição de educação antirracista. Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, 8, p. 198-208.
Silva, A. V., Santana, R. B. & Reis, M. C. (2022). A implementação da Lei nº 10.639/2003 e o processo de afirmação da identidade de estudantes negras na prática pedagógica de uma escola municipal de Olinda – PE. Recuperado de: https://www.ufpe.br/documents/39399/2403144/SILVA%3B+SANTANA%3B+REIS+-+2019.1.pdf/39a09e46-579b-4a9b-ae79-a654da049083
Silva, A. M. M., & Tavares, C. (2013). Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, 36 (1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315
Scopel, D. T. & Gomes M. S. (2006). O papel da escola na superação do preconceito na sociedade brasileira. Revista educação e tecnologia. Faculdade de Aracruz-ES. 1 (1), abr./set.
Vieira, L. B., & Moreira, G. E. (2020). Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar De Direitos Humanos, 8(2), 173–188. https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.26
Vieira, L. B., & Moreira, G. E. (2018). Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista De Educação Matemática, 15(20), 548 - 564. https://doi.org/10.25090/remat25269062v15n202018p548a564
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).