Práticas Sociais, Saberes do Campo e o Ensino de Ciências e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91104Palavras-chave:
Educação do Campo, Matemática, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
O texto resulta de uma pesquisa que teve como contexto o sistema alternativo de criação de galinhas em um Projeto de Assentamento (PA) do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) Eduardo Galeano. Tem o objetivo de contribuir com o debate acerca da dimensão didático-pedagógica discutindo como as práticas sociais e os saberes dos sujeitos do campo são importantes na construção de abordagens multidisciplinares como alternativa para o ensino de ciências e matemática para escolas do campo. Os procedimentos metodológicos foram embasados em elementos de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica com enfoque exploratório da temática. Para a obtenção de dados foi realizada uma pesquisa de campo sendo utilizado observações e escutas com roteiro de entrevista aberta. O estudo propõe reflexões pedagógicas auxiliar à prática docente, faz indicações didáticas que podem contribuir para entendimentos de organização de atividades escolares na utilização de práticas sociais e saberes do campo no ensino de ciências e matemática em diálogo com a perspectiva da educação do campo.
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