Relações entre a matemática e o seu ensino, e a dimensão sócio-político-cultural
o que nos dizem os ppcs de licenciaturas em educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91162Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação Inicial de Professores, Dimensão sócio-político-cultural, Projeto Pedagógico de Curso, Matemática e o seu ensinoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as relações que são estabelecidas entre a matemática e o seu ensino, e a dimensão sócio-político-cultural, a partir dos elementos estruturantes identificados nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo, na área de conhecimento em Matemática. Para a realização desta investigação, adotamos a abordagem qualitativa e a pesquisa documental, realizada em 8 PPC. A análise foi centrada nos seguintes trechos dos documentos: (1) objetivos geral e específicos; (2) perfil do egresso; (3) organização e/ou estrutura curricular; (4) ementas dos componentes curriculares de Matemática e didático-pedagógicos em Matemática. Concluímos que os PPCs apresentam discussões sobre a dimensão sócio-político-cultural, porém não explicitam como é estabelecida a relação entre a matemática e o seu ensino e esta dimensão.
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