Relações entre a matemática e o seu ensino, e a dimensão sócio-político-cultural

o que nos dizem os ppcs de licenciaturas em educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91162

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação Inicial de Professores, Dimensão sócio-político-cultural, Projeto Pedagógico de Curso, Matemática e o seu ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as relações que são estabelecidas entre a matemática e o seu ensino, e a dimensão sócio-político-cultural, a partir dos elementos estruturantes identificados nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo, na área de conhecimento em Matemática. Para a realização desta investigação, adotamos a abordagem qualitativa e a pesquisa documental, realizada em 8 PPC. A análise foi centrada nos seguintes trechos dos documentos: (1) objetivos geral e específicos; (2) perfil do egresso; (3) organização e/ou estrutura curricular; (4) ementas dos componentes curriculares de Matemática e didático-pedagógicos em Matemática. Concluímos que os PPCs apresentam discussões sobre a dimensão sócio-político-cultural, porém não explicitam como é estabelecida a relação entre a matemática e o seu ensino e esta dimensão.

Biografia do Autor

Fernando Luís Pereira Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), lotado do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo-UFTM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFTM). É líder do Grupo de Pesquisa EMAPS – Educação Matemática e Práticas Sociais.

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Maria Carolina Machado Magnus, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018).  Atualmente, é professora na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Educação do Campo e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Realiza pesquisas na área de modelagem matemática, etnomatemática e educação do campo e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática e Educação do Campo (GEPMMEC).

Nilson Antonio Ferreira Roseira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (1992), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2004), doutorado em Educação e Democracia pela Universidade de Barcelona (2014) e cursa o pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, lotado no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade - CETENS, Campus de Feira de Santana (BA). Atua como professor de Educação Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática e como membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade - PPGECID. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação do Campo - GEPEAMEC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade - GEPED. Interessa-se, principalmente, pelos seguintes temas: educação matemática, prática pedagógica, concepção dos professores, educação em valores e para a cidadania, Educação do Campo e ensino de Matemática na Educação do Campo.

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola