Interculturalidade e a formação em Matemática de professores indígenas
investigando elementos essenciais em projetos curriculares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91205Palavras-chave:
Contexto Sociocultural Indígena, Interculturalidade, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a perspectiva de interculturalidade em projetos curriculares de cursos de licenciaturas indígenas com área de formação em Matemática. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para ensinar matemática nos contextos da Educação do Campo, Indígena, Quilombola e outros. Neste trabalho adotamos a abordagem qualitativa de investigac?a?o, de cunho interpretativo, segundo Denzin e Lincoln, cujo dados analisados foram constituídos pelas matrizes curriculares de Projetos Pedago?gicos de Curso (PPC) de seis cursos de universidades pu?blicas federais localizadas nas regio?es Nordeste, Norte e Centro-Oeste do pai?s. Realizamos uma análise e reflexão dos objetivos dos PPC e nas ementas da área da Matemática e da Educação Matemática em relação à Formação do Educador Intercultural Indígena, buscando percepções da interculturalidade na formação do Educador Matemático Indígena. Foi possível verificar projetos curriculares que: (a) privilegiam a matemática/escolar; (b) privilegiam os conhecimentos matemáticos próprios; ou (c) relacionam diferentes conhecimentos matemáticos na formação docente.
Referências
Bicho, J. S. (2018). Etnomatemática e práticas pedagógicas: saberes matemáticos escolares e tradicionais na educação escolar indígena Karipuna (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso.
Brasil. (1999). Câmara de Educação Básica. Parecer nº. 14/1999. Brasília: Conselho Nacional de Educação.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.
Brasil. (2002). Ministério da Educação. Referenciais para a Formação de Professores Indígenas. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC; SEF.
Brasil. (1996). Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC.
Brasil. (2001). Plano Nacional de Educação – PNE. Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP.
Brasil. (1998). Referencial Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF: MEC/SEF.
Cortesão, L. & Pacheco, N. (1991). O conceito de educação intercultural: Interculturalismo e a realidade portuguesa. Inovação, 9, 35-51.
D’Ambrosio, U. (2012). Transdiciplinaridade. São Paulo: Palas Atenas.
Denzin, N. & Lincoln, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. (pp. 15-41). In Denzin, N. & Lincoln, Y. (Org.). O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed.
Faustino, R. C., Novak, M. S. J. & Borges, F. A. (2022). Formação inicial de professores indígenas e a matemática intercultural na Educação Básica. Revista Imagens da Educação, v. 12 (2), 21-44.
Fleuri, R. M. (2014). Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais. Série-Estudos, (37), 89–106. Recuperado de: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/771/650
Grupioni, L. D. B. (2001). Do nacional ao local, do federal ao estadual: as leis e a educação escolar indígena. In Marfan, M. A. (Org.). Anais do Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação escolar indígena.
Brasília: MEC/SEF, Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol4c.pdf
Marcilino, O. T. (2014). Educação escolar Tupunikim e Guarani: experiência de interculturalidade em aldeias de Aracruz, no Estado do Espírito Santo (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
Nascimento, R. G. (2017). Educação superior de professores indígenas no Brasil: avanços e desafios do programa de licenciaturas interculturais indígenas. Educación Superior y Sociedad, Iesalq, v. 20, 49-75. Recuperado de: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/19
Oliveira, M. A. M. (2017). Formação de professores indígenas de matemática: conhecimentos necessários em cenário intercultural. In Anais do 11º Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisas em Educação Matemática. UFMS.
Scandiuzzi, P. P. (2012). Educação Matemática indígena: a constituição do ser entre os saberes e fazeres. In Bicudo, M. A. V. &
Borba, M. C. (Orgs.) Educação matemática: pesquisa em movimento. (p. 203-215). 4. Ed. São Paulo: Cortez.
Tomaz, V. S. (2019). A formação intercultural para educadores indígenas: possibilidades e formas de resistência. Perspectivas da Educação Matemática, v.12 (30), 654-678. Recuperado de: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9604/7155
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).