Interculturalidade e a formação em Matemática de professores indígenas

investigando elementos essenciais em projetos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91205

Palavras-chave:

Contexto Sociocultural Indígena, Interculturalidade, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a perspectiva de interculturalidade em projetos curriculares de cursos de licenciaturas indígenas com área de formação em Matemática. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para ensinar matemática nos contextos da Educação do Campo, Indígena, Quilombola e outros. Neste trabalho adotamos a abordagem qualitativa de investigac?a?o, de cunho interpretativo, segundo Denzin e Lincoln, cujo dados analisados foram constituídos pelas matrizes curriculares de Projetos Pedago?gicos de Curso (PPC) de seis cursos de universidades pu?blicas federais localizadas nas regio?es Nordeste, Norte e Centro-Oeste do pai?s. Realizamos uma análise e reflexão dos objetivos dos PPC e nas ementas da área da Matemática e da Educação Matemática em relação à Formação do Educador Intercultural Indígena, buscando percepções da interculturalidade na formação do Educador Matemático Indígena. Foi possível verificar projetos curriculares que: (a) privilegiam a matemática/escolar; (b) privilegiam os conhecimentos matemáticos próprios; ou (c) relacionam diferentes conhecimentos matemáticos na formação docente.

Biografia do Autor

José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Estou realizando estágio de Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), com financiamento da Capes, por meio do Procad-Amazônia. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (Área de concentração: Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando na Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Editor da RdDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação.

Wagner Ahmad Auarek, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Matemática/Licenciatura pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH (1990). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2009). Professor do Departamento de Técnicas e Métodos de Ensino (DMTE) - Setor de Educação Matemática e do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) Linha Educação Matemática: ensino, formação e profissão docente.

Adriana Fatima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

Bicho, J. S. (2018). Etnomatemática e práticas pedagógicas: saberes matemáticos escolares e tradicionais na educação escolar indígena Karipuna (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso.

Brasil. (1999). Câmara de Educação Básica. Parecer nº. 14/1999. Brasília: Conselho Nacional de Educação.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.

Brasil. (2002). Ministério da Educação. Referenciais para a Formação de Professores Indígenas. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC; SEF.

Brasil. (1996). Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC.

Brasil. (2001). Plano Nacional de Educação – PNE. Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP.

Brasil. (1998). Referencial Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF: MEC/SEF.

Cortesão, L. & Pacheco, N. (1991). O conceito de educação intercultural: Interculturalismo e a realidade portuguesa. Inovação, 9, 35-51.

D’Ambrosio, U. (2012). Transdiciplinaridade. São Paulo: Palas Atenas.

Denzin, N. & Lincoln, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. (pp. 15-41). In Denzin, N. & Lincoln, Y. (Org.). O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed.

Faustino, R. C., Novak, M. S. J. & Borges, F. A. (2022). Formação inicial de professores indígenas e a matemática intercultural na Educação Básica. Revista Imagens da Educação, v. 12 (2), 21-44.

Fleuri, R. M. (2014). Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais. Série-Estudos, (37), 89–106. Recuperado de: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/771/650

Grupioni, L. D. B. (2001). Do nacional ao local, do federal ao estadual: as leis e a educação escolar indígena. In Marfan, M. A. (Org.). Anais do Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação escolar indígena.

Brasília: MEC/SEF, Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol4c.pdf

Marcilino, O. T. (2014). Educação escolar Tupunikim e Guarani: experiência de interculturalidade em aldeias de Aracruz, no Estado do Espírito Santo (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Nascimento, R. G. (2017). Educação superior de professores indígenas no Brasil: avanços e desafios do programa de licenciaturas interculturais indígenas. Educación Superior y Sociedad, Iesalq, v. 20, 49-75. Recuperado de: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/19

Oliveira, M. A. M. (2017). Formação de professores indígenas de matemática: conhecimentos necessários em cenário intercultural. In Anais do 11º Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisas em Educação Matemática. UFMS.

Scandiuzzi, P. P. (2012). Educação Matemática indígena: a constituição do ser entre os saberes e fazeres. In Bicudo, M. A. V. &

Borba, M. C. (Orgs.) Educação matemática: pesquisa em movimento. (p. 203-215). 4. Ed. São Paulo: Cortez.

Tomaz, V. S. (2019). A formação intercultural para educadores indígenas: possibilidades e formas de resistência. Perspectivas da Educação Matemática, v.12 (30), 654-678. Recuperado de: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9604/7155

Downloads

Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola