Recursos de um professor para ensinar matemática em uma escola do campo no período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91217

Palavras-chave:

Educação do Campo, Abordagem Documental do Didático, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo traz uma pesquisa de iniciação científica que objetivou identificar os recursos de um professor para ensinar matemática em uma escola do campo no período pandêmico e possíveis relações com a Educação do Campo. Para tanto, se referenciou nos estudos sobre a Educação do Campo e a Abordagem Documental do Didático (ADD). Para ter acesso aos dados utilizamos os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada com o professor; mapa de recursos construído pelo professor e acompanhamento de uma aula realizada em parte por via remota e, em parte, presencialmente, observando-se as recomendações das autoridades sanitárias no período pandêmico. Os resultados da pesquisa mostram a diversidade de recursos materiais do professor. Nas aulas remotas ele utiliza, em maioria, recursos digitais, a exemplo de videoaulas que ele mesmo produzia, e do aplicativo WhatsApp. Ele também utilizava recursos como apostilas impressas em papel para os alunos do campo que não tinham acesso à internet. A utilização de recursos digitais foi quase um imperativo para o ensino no período pandêmico, embora o professor tenha demostrado afinidade com tais recursos. Mesmo que a relação dos recursos do professor com a Educação do Campo não tenha ficado explícita em suas respostas, diante da precariedade do acesso às tecnologias digitais na área rural, o professor selecionou e utilizou recursos para atender as necessidades específicas dos estudantes camponeses.

Biografia do Autor

Edson Carlos Sobral de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Recife, Brasil

Cristiane de Arimatéa Rocha, Universidade Federal de Pernambucano

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, Núcleo de Formação Docente, Caruaru, Brasil

Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Matemática e Informática. Professora Associada 4 da Universidade Federal de Pernambuco, Núcleo de Formação Docente, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola