Investigação matemática no contexto interdisciplinar da escola do campo: o embelezamento de uma cisterna
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91218Palavras-chave:
Educação do Campo, Interdisciplinaridade, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo apresenta os resultados da execução de um projeto realizado durante o programa de Residência Pedagógica na componente curricular Educação do Campo que objetivou realizar uma ação de investigação matemática no contexto interdisciplinar de uma escola do campo, envolvendo uma prática de embelezamento de uma cisterna. Para tanto a pesquisa, classificada como qualitativa do tipo participante, foi realizada seguindo as etapas: caracterização das comunidades atendidas pela escola; produção de desenhos representativos das comunidades; aplicação da metodologia de investigação matemática para dividir a cisterna em 10 partes iguais; diálogo sobre a importância da cisterna em uma escola e conceitos relativos ao uso consciente da água; e pintura em cada parte dividida, utilizando os oito desenhos escolhidos para representarem as comunidades. Conclui-se que este projeto contribuiu na promoção de conhecimentos por meio de metodologias diferenciadas, que possibilitam que haja um vínculo com a realidade dos mesmos. Como se trata de uma prática interdisciplinar, foi oportunizado ao educando estabelecer ligações entre as diferentes áreas do conhecimento e entender a relação teoria e prática.
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