Reflexões sobre as Relações Étnico-Raciais e a Educação Matemática no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91224

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Lei 10.639/03, Orientações Curriculares, Ensino Fundamental

Resumo

As relações étnico-raciais é um tema complexo que envolve diferentes aspectos, entre os quais incluem-se aqueles vinculados aos processos educacionais. Nesse sentido, o currículo torna-se um campo a ser analisado, uma vez que se deve constituir em uma ferramenta que possibilite aprendizagens a partir de reflexões e práticas que valorize à diversidade cultural, bem como proporcione a desconstrução de discursos e práticas educativas que silenciam ou estereotipam pessoas de diferentes origens étnicas e culturais, promovendo uma educação com equidade do ponto de vista ético e racial. Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa de mestrado acadêmico em andamento. O estudo tem uma abordagem qualitativa e objetiva analisar as possíveis articulações entre o ensino de Matemática e as relações étnico-raciais no anos finais do Ensino Fundamental. Enfoca-se uma análise realizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Identifica-se que o documento faz menção a legislação vigente da Lei 10639/03 e em suas orientações são apresentadas algumas propostas curriculares que permitem a abordagem dos conteúdos e conhecimentos da matriz africana, dos povos indígenas e afro-brasileiros. No entanto, percebe-se que as diretrizes da BNCC contemplam a temática apenas para seguir determinações jurídicas e que mesmo com a possibilidade de sua abordagem em alguns conteúdos curriculares, faz-se necessário a elaboração e realização de propostas educativas que promova uma educação antirracista, e que não se apresente superficialmente a temática apenas como conteúdos transversais e integradores.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo, Universidade Federal de Pernambuco UFPE

Pós-Doutorado na Vrije Universiteit Brussel - VUB, Bélgica (2019-2020) e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal (2014-2015) com bolsa Capes; PhD in Education pela University of Warwick - Inglaterra (2005) e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998) com bolsa CNPq; Graduado em Psicologia pela UFPE (1990). Pesquisador visitante na Free University of Brussels - Bélgica (2012) e na University of Leicester - Inglaterra (2007). Professor Associado IV do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação da UFPE, leciona em Cursos de Licenciaturas no nível da Graduação, é docente permanente e orientador nos Cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec - UFPE. Tem experiência na Área de Psicologia na Educação, sobretudo nas interfaces com a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem. Atualmente é líder do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos de Educação do Campo e do GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística. As principais temáticas de pesquisas e orientação vinculam-se principalmente aos seguintes tópicos: Ensino e Aprendizagem de Matemática; Educação Matemática nos contextos de Educação do Campo; Fatores socioculturais relacionados ao desenvolvimento e uso de conhecimentos matemáticos; Ensino e Aprendizagem de Estatística; Letramento Estatístico; Aspectos do ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística na Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola