O ensino de matemática na escola do campo a partir das pesquisas com professores que atuam nesse contexto.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91264

Palavras-chave:

Escola do Campo, Ensino de Matemática, Professores que Ensinam Matemática (PEM)

Resumo

Neste trabalho realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com o objetivo de apresentar que aspectos têm sido evidenciados pelas pesquisas que tratam do ensino de matemática na escola do campo, considerando os dados produzidos com professores que ensinam matemática (PEM) nesse contexto. Para tanto, foi realizada uma busca de artigos no Portal de Periódicos da Capes. Os procedimentos, pautados na RSL, permitiram identificar 15 artigos, descrever de maneira detalhada os principais resultados e integrar sistematicamente o que essas investigações têm apresentado sobre o ensino de matemática na escola do campo, sem desvinculá-las do modo pelo qual os dados foram produzidos. Os resultados sugerem mudanças metodológicas relevantes em pesquisas qualitativas sobre o ensino de Matemática no cenário da Educação do Campo. Os trabalhos evidenciaram a importância da construção da relação entre o contexto no qual a escola do campo está inserida e o ensino de matemática, pela perspectiva do professor. Essa discussão é articulada a propostas e estratégias de ensino que favoreçam a conexão da matemática com outros saberes, bem como com práticas sociais e outras áreas do conhecimento. Essas propostas mostraram-se desafiadoras, sobretudo diante das fragilidades ocasionadas pela falta de conhecimento da realidade dos alunos e, de estudos sobre os princípios da Educação do Campo, tanto na formação inicial quanto continuada de PEM.

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola