Educação do campo, Estágio Supervisionado e Matemática

uma experiência cartográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91265

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação inicial de professores do campo, Ensino de matemática, cartografia

Resumo

Este artigo apresenta uma cartografia de um Estágio Supervisionado na área de Ciências da Natureza e Matemática vivenciado por uma futura professora do campo. Trata-se de um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC defendido no ano de 2021 no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade XXXXX.  O estágio aconteceu no primeiro semestre de 2021 na forma de seminários em decorrência da suspensão das atividades presenciais tanto nas escolas como na universidade devido à pandemia da Covid-19. A questão central que mobilizou o estudo perpassa o entrelaçamento entre a formação inicial de professor do campo, o estágio supervisionado e, particularmente, o modo como operamos e nos relacionamos com a matemática nesse processo. Para tanto, assumimos a cartografia como estratégia metodológica e o diário de bordo como uma das pistas desta estratégia, cujo intuito é expressar, na forma de escrita, vivências, afetações, expectativas, dúvidas, incertezas e pensamentos produzidos ao longo do estágio pela futura-professora-cartógrafa. Com isso, visa-se traçar os caminhos vivenciados por uma estudante-cartógrafa durante o estágio não para desvelar o que já estaria supostamente dado, mas antes, tomar o caminhar, o trilhar,  como processo de criação da realidade vivenciada que possibilita problematizar questões acerca da formação matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo, criando condições de possibilidade para a emergência de outras formas de se fazer educação matemática e abrindo espaços para outro experimentar, outro viver, outro sentir.

 

Biografia do Autor

Bruna Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Catarina

Debora Regina Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e professora do Departamento de Metodologia de Ensino - MEN do Centro de Ciências da Educação - CED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola