Matemática Escolar Quilombola Para Justiça Social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91266Palavras-chave:
Educação matemática, Educação estatística, Educação Escolar Quilombola, Relações étnico-raciais, Justiça SocialResumo
Este artigo objetiva discutir possibilidades de articulação do ensino de matemática com a educação escolar quilombola, considerando aspectos das relações étnico-raciais e perspectivas críticas da educação matemática e estatística para a justiça social. O texto aborda um estudo de cunho qualitativo que é parte dos resultados de um projeto de pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, realizado em uma escola quilombola situada no município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Realizou-se análise documental da proposta curricular do município, com ênfase no ensino de matemática, e das respostas de professores participantes a um questionário. A análise revelou que no currículo há temas, objetos de conhecimento e habilidades com potencial para a valorização da cultura da comunidade quilombola. Todavia, as respostas dos professores indicaram a ausência de atividades que possibilitem às crianças terem uma compreensão crítica do seu contexto sociocultural. Além disso, identificou-se que os docentes não tiveram acesso a formação continuada em educação escolar quilombola. A partir dos dados emergidos nas análises, discutimos a viabilidade de uma proposta de educação matemática e estatística voltada à leitura crítica do contexto com participação ativa das/dos estudantes e em convergência com a Lei nº 10.639/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
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