Unidade de ensino potencialmente significativa em um ambiente de sala de aula invertida: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91298Palavras-chave:
Poliedros, Sala de Aula Invertida, UepsResumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma revisão sistemática que teve por objetivo geral verificar os trabalhos relacionados à Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS, identificando tendências e características das publicações sobre o tema em um ambiente de sala de aula invertida para o ensino de Poliedros, a partir da busca de artigos em periódicos nacionais indexados nas bases de dados Google Acadêmico. Para este mapeamento seguimos os passos metodológicos segundo Galvão; Ricarte (2021) e Bardin (2016). Da análise, percebeu-se que há uma forte tendência do uso de UEPS no ensino de Física, mas, vale ressaltar que, mesmo timidamente, aparece registro nas diversas áreas de conhecimento. Identificamos que não existe, dentro do campo de busca definido, produção que relacione tais temas. Notou-se, a partir deste trabalho de pesquisa, que esse é um campo com amplas possibilidades de desenvolvimento que envolvam essas temáticas, tendo em vista a necessidade de discussão da aprendizagem significativa de matemática e do crescente uso de sala de aula invertida.
Referências
Bacich, L.; Tanzine Neto, A. & Trevisani, F. M. (2015). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: L. Bacich, A, Tanzine Neto & F. M. Trevisani. (Org.), Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. (pp.45-65). Porto Alegre: Penso.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo.Edições 70.
Bergmann, J. Sams, A. (2021). Sala de aula invertida–uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC.
Cunha, C. R., Amorim, A. A. Souza, A. C. R & Silva, R. J. (2019). Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa: uma proposta de ensino de geometria espacial em sala de aula invertida. Profiscientia. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/338015551
Dante, L. R. Viana, F. (2020). Matemática em Contexto: Geometria Plana e Espacial. Matemática e suas Tecnologias (Ensino Médio). São Paulo: Ática.
Galvão, M. C. B., Ricarte, I. L. M. (2020). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação. Recuperado de https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835
Guedes, F. F. S, Carvalho, C. V. A. (2021). Construfig3d e visualfig3d: softwares potencialmente significativos para o ensino da geometria espacial. Revista de Educação, Ciências e Mathematics. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/24866/
Mendes, L.O.R & Pereira, A.L. (2020). Revisão Sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: Analise do Processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/50437
Moran, J. (2015). Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: L. Bacich, A. Tanzi neto & F. M. Trevisani. (Org.), Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. (pp. 27 – 45) Porto Alegre: Penso.
Moreira, M.A. (2011). Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Ministerio da Saúde. (2021). O que é a Covid-19? Brasília: Ministério da Saúde: MS
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC
Sanches, R. M. L. Batista, S.C.F. & Marcelino, V. S. Sala de Aula Invertida em aulas de Matemática Financeira Básica no Ensino Médio: reflexões sobre atividades e recursos didáticos digitais. Revista Renote. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/95858
Santarosa, M.C.P. (2016). Ensaio sobre a aprendizagem significativa no ensino de matemática. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID92/v6_n3_a2016.pdf
SANTOS, A. X. (2017). Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS (Dissertação de Mestrado em Educação de Matemátia e ensino de Física). Universiddae Federal de Santa maria, Rio Grande do Sul.
Secretaria da Educação Média e Tecnológica. (2002-a). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: PCNEM
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Pereira da Silva, Tiago Nery Ribeiro, Veleida Anahi da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).