Uma revisão da literatura sobre a Geometria Projetiva no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91692

Palavras-chave:

Geometria Projetiva, Revisão Bibliográfica, Geometria Euclidiana

Resumo

Este trabalho corresponde ao recorte de uma dissertação de mestrado, no qual apresentamos uma revisão bibliográfica das pesquisas sobre Geometria Projetiva desenvolvidas no Brasil. Apresentamos uma pequena introdução sobre aspectos históricos e noções da Geometria Projetiva. A metodologia deste estudo consiste em um revisão bibliográfica, que teve como objetivo investigar as pesquisas desenvolvidas sobre Geometria Projetiva entre os anos de 2016 e 2021. Escolhemos como descritor o termo “Geometria Projetiva”. Com base nesses critérios foram encontradas 26 produções que foram separados em três categorias: Estudo Teórico, Sequência de atividades envolvendo a Geometria Projetiva e Aplicação da Geometria Projetiva. Com base na análise das produções encontradas, concluímos que a Geometria Projetiva se apresenta como um grande potencial para auxiliar o processo de compreensão de outros conteúdos matemáticos, tanto na educação básica como no ensino superior. Como também proporcionar articulações com conteúdos matemáticos ou outras áreas do conhecimento, como foi possível observar por meio dos estudos que aplicaram a Geometria Projetiva.

 

Biografia do Autor

Franck Gibert René Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Mathématiques (1985), mestrado em Didactique Des Mathématiques (1986) e doutorado em Didactique des Mathématiques (1992) pela Universite Joseph Fourier (Grenoble I). Autor do software educativo cabri-géomètre e desenvolvedor das suas versões I, II e II plus nas plataformas MS-DOS, Windows, Macintosh e especificas para calculadoras da Texas Instruments. Atualmente e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Matemática e informâtica, com ênfase em Geometria e Tecnologia Educativa (pesquisa e desenvolvimento) e ensino e divulgação da matemática e das ciências. 

Referências

Cardoso Junior, S. A. (2018). Uma proposta para a solução de problemas com a utilização dos axiomas da geometria projetiva (Dissertação de mestrado em matemática). Universidade Tecnológica do Paraná, Pato Branco.

Ceppi, H. & Fournier, A. M. (1961). Geometria Proyectiva. Buenos Aires. Guillermo Kraft Limitada.

Cortese, J. F. N. (2017). O infinito em peso, número e medida: a comparação dos incomparáveis na obra de Blaise Pascal (Tese de Doutorado em Filosofia). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Costa, M. D. & Costa, A. V. (1994). Geometria Gráfica Tridimensional - Vol. 3. Recife. Editora Universitária.

Cruz, G. E. (2017). Aplicação de matrizes em transformações lineares, afins e projetivas no espaço (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Ferreira, B. L. (2019). O que sabem sobre as curvas cônicas?: uma possível leitura para o processo de produção de significado em um grupo de estudos (Tese de doutorado em educação matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Figueiredo, M. C. (2018). Uma proposta de trabalho didático com a geometria projetiva (Dissertação de mestrado em educação matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Giatti, C. A. (2020). Isometrias no R³: modelos euclidiano e homogêneo (Dissertação de mestrado em matemática aplicada e computacional). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Holanda, L. S. (2020). Os Modelos Axiomáticos das Geometrias Euclidiana e Projetiva: Histórico, Similaridades, Diferenças e Aplicações (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal de Brasília, Brasília.

Nascimento, E. D. (2017). O Porismo de Poncelet (Dissertação de mestrado em matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Oliveira Junior, J. W. (2018). Três pontos de vista sobre cônicas (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Pádua, N. V. (2019). Invariantes geométricos de pares de curvas planares (Dissertação de mestrado em matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Pavaneli, M. D. D. (2019). Geometria Projetiva no ensino do espaço tridimensional e na estrutura de jogo de Dobble (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Pinho, L. S. (2016). Geometria trifocal em reconstrução 3D (Dissertação de mestrado em modelagem computacional). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo.

Portela, A. E. C. (2017). Noções de Geometria Projetiva (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Rodrigues, A. A. (2018). Geometria Projetiva na Educação Básica (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal do ABC, Santo André.

Sena, D. E. L. A. L. (2017). Da geometria euclidiana à geometria projetiva: algumas aplicações de homotetias e de construções projetivas (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.

Silva, L. J. F. (2018). Ensino de geometria projetiva e perspectiva: uma olhar pelas fotografias (Dissertação de mestrado em matemática). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Silva, S. A. (2019). Um estudo sobre interseções de curvas algébricas planas (Dissertação de mestrado profissional em matemática). Universidade Federal de Viçosa, Florestal.

Souza, F. D. F. (2017). Resolução de problemas de geometria euclidiana utilizando técnicas de geometria projetiva (Dissertação de mestrado em matemática). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.

Vieira, M. D. (2016). Uma proposta de trabalho didático com a geometria projetiva (Dissertação de mestrado profissional em educação matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

Artigos