Uma análise do conhecimento de Esfera nos livros didáticos à luz da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91740

Palavras-chave:

Livro Didático, Esfera, Registros de Representações

Resumo

O presente trabalho é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo analisar um Livro Didático (LD) do 2° ano do Ensino Médio quanto ao conhecimento de Esfera, mais precisamente, quanto ao volume da esfera e área da superfície esférica, à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, se deu por meio de estudo descritivo do tipo exploratório e de natureza aplicada. Considerando a importância do LD e que este, é o recurso principal utilizado pelos professores em sala de aula, analisamos a abordagem do livro didático aprovado no Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2021 e mais adotado pelas escolas estaduais do município de Cajazeiras – PB. Identificamos que o LD apresenta lacunas em relação aos objetos matemáticos volume da esfera e área da superfície esférica, pois nas questões propostas analisadas, foi priorizado o registro em língua natural destes objetos matemáticos. Com relação as conversões, apontamos que o livro prioriza algumas conversões entre registros de representações semióticas do volume da esfera e da área da superfície esférica em detrimento de outras. Concluímos, que no processo de ensino-aprendizagem de matemática o professor não deve limitar-se apenas ao livro didático, pois utilizar apenas este recurso não garante a compreensão dos objetos matemáticos.

Biografia do Autor

Jéssica Santos Silva, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal da Paraíba -Campus Cajazeiras. Professora da educação básica da rede municipal de Bom Jesus, Paraíba.

link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3461074868149810

Fernanda Andrea Fernandes Silva, Instituto Federal da Paraíba

Professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Cajazeiras. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestra em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas e graduada em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas.Tem experiências com pesquisas na área de Educação Matemática, atuando com ênfase nos seguintes temas: Desenvolvimento cognitivo de conceitos matemáticos, ensino e aprendizagem em Matemática e Formação de professores de matemática.

link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0920878933113945

Referências

Almouloud, S. A. Registros de representação semióticas e compreensão de conceitos geométricos. In S. D. A. Machado (Org.), Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica (pp. 125-147). Campinas: Papirus.

Bonjorno, J. R. P.; Júnior, J. R. G. & Sousa, P. R. C. (2020). Prisma Matemática: geometria: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias. São Paulo: Editora FTD.

CARVALHO, J. B. P. & LIMA, P. F. (2010). Escolha e uso do livro didático. In J. B. P. F. Carvalho (Coord.). Matemática: Ensino Fundamental (pp. 15-30). Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica.

Duval, R. (2003). Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In S. D. A. Machado (Org.), Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica (pp. 11-33). Campinas: Papirus.

Duval, R. (2004). Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradução Myriam Veja Restrepo. Santiago de Cali: Peter Lang.

Duval, R. (2012a). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. (Trad. Méricles T. Moretti). Revista Eletrônica de Educação Matemática. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981 1322.2012v7n2p266/23465

Duval, R. (2012b). Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. (Trad. Méricles T. Moretti). Revista Eletrônica de Educação Matemática. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981 1322.2012v7n1p118/22382

Kluppel, G. T. (2012). Reflexões sobre o ensino da Geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semióticas segundo Raymond Duval. (Dissertação de Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

Medeiros, L. A. (2014). Área e volume da esfera (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Paraíba, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. (2020). Proposta Curricular do Estado da Paraíba – Ensino Médio.

Pilati, G. C. (2015). O Princípio de Cavalieri e o volume da esfera. (Dissertação de mestrado em matemática) Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Saviani, D. (2007). Educação: do senso-comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados.

Tavares, M. C. F. P. (2019). Superfícies e sólidos esféricos (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

Artigos