Uma análise do conhecimento de Esfera nos livros didáticos à luz da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91740Palavras-chave:
Livro Didático, Esfera, Registros de RepresentaçõesResumo
O presente trabalho é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo analisar um Livro Didático (LD) do 2° ano do Ensino Médio quanto ao conhecimento de Esfera, mais precisamente, quanto ao volume da esfera e área da superfície esférica, à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, se deu por meio de estudo descritivo do tipo exploratório e de natureza aplicada. Considerando a importância do LD e que este, é o recurso principal utilizado pelos professores em sala de aula, analisamos a abordagem do livro didático aprovado no Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2021 e mais adotado pelas escolas estaduais do município de Cajazeiras – PB. Identificamos que o LD apresenta lacunas em relação aos objetos matemáticos volume da esfera e área da superfície esférica, pois nas questões propostas analisadas, foi priorizado o registro em língua natural destes objetos matemáticos. Com relação as conversões, apontamos que o livro prioriza algumas conversões entre registros de representações semióticas do volume da esfera e da área da superfície esférica em detrimento de outras. Concluímos, que no processo de ensino-aprendizagem de matemática o professor não deve limitar-se apenas ao livro didático, pois utilizar apenas este recurso não garante a compreensão dos objetos matemáticos.
Referências
Almouloud, S. A. Registros de representação semióticas e compreensão de conceitos geométricos. In S. D. A. Machado (Org.), Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica (pp. 125-147). Campinas: Papirus.
Bonjorno, J. R. P.; Júnior, J. R. G. & Sousa, P. R. C. (2020). Prisma Matemática: geometria: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias. São Paulo: Editora FTD.
CARVALHO, J. B. P. & LIMA, P. F. (2010). Escolha e uso do livro didático. In J. B. P. F. Carvalho (Coord.). Matemática: Ensino Fundamental (pp. 15-30). Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica.
Duval, R. (2003). Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In S. D. A. Machado (Org.), Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica (pp. 11-33). Campinas: Papirus.
Duval, R. (2004). Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradução Myriam Veja Restrepo. Santiago de Cali: Peter Lang.
Duval, R. (2012a). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. (Trad. Méricles T. Moretti). Revista Eletrônica de Educação Matemática. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981 1322.2012v7n2p266/23465
Duval, R. (2012b). Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. (Trad. Méricles T. Moretti). Revista Eletrônica de Educação Matemática. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981 1322.2012v7n1p118/22382
Kluppel, G. T. (2012). Reflexões sobre o ensino da Geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semióticas segundo Raymond Duval. (Dissertação de Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
Medeiros, L. A. (2014). Área e volume da esfera (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Paraíba, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. (2020). Proposta Curricular do Estado da Paraíba – Ensino Médio.
Pilati, G. C. (2015). O Princípio de Cavalieri e o volume da esfera. (Dissertação de mestrado em matemática) Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
Saviani, D. (2007). Educação: do senso-comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados.
Tavares, M. C. F. P. (2019). Superfícies e sólidos esféricos (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).