Desempenho em geometria de alunos do ensino fundamental em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92138Palavras-chave:
Geometria, Desempenho de alunos, Centro De Políticas Públicas e AvaliaçãoResumo
A pandemia impôs desafios em todos os setores da vida das pessoas e, particularmente, no dia a dia de quem está no ensino. Assim, a questão que este estudo pretende responder é: Qual o desempenho de alunos de 6º ano em provas de geometria, oferecidas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal Juiz de Fora (CAEd/UFJF) no ano letivo de 2020? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando alguns procedimentos quantitativos, comparando resultados de desempenho em dois períodos: no início do ano de 2020, no mês de março e ao final, no mês de outubro de 2020. Os dados foram referentes às questões de geometria, sendo cinco turmas da Escola Estadual Professor Antônio Firmino de Proença, no Município de São Paulo, totalizando 164 alunos. A análise foi feita de forma descritiva, considerando a frequência e os porcentuais de acertos, segundo a classificação proposta pelo CAEd, em cada habilidade do total do 6º ano e por turma em cada período, comparando conteúdos similares da geometria. Os alunos apresentaram desempenho alto na habilidade 2 (96%) e na habilidade 6 (95%). Nas habilidades 1 e 7 houve queda de desempenho, ou seja, no início era de 87% e 81% respectivamente e, ao final, 62% e 68%. Os alunos mantiveram desempenho médio na habilidade 3 (61% e 64%) e na habilidade 5 (65% e 55%). Os resultados deste trabalho mostraram-se satisfatórios, pois mesmo em época de pandemia, em duas habilidades, os alunos obtiveram desempenho classificado como alto em geometria.
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