Experimentos mentais na multiplicação de números naturais:

reflexões teóricas por meio de uma metodologia alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92299

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matemática, Metodologia de ensino

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa teórica intitulada “A semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática”. Tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica, por meio dos Experimentos Mentais, acerca da operação de Multiplicação com números naturais. os Experimentos Mentais são conceituados como formas que o sujeito tem de representar o próprio pensamento, sendo este colocado como objeto de consideração no desenvolvimento de um conceito, atividade e/ou problema em Matemática, por meio de um contexto teórico bem definido, o qual é chamado de sistema de representação, cumprindo o papel de mostrar a coerência do próprio conceito (ou até mesmo a sua modificação) e verificar a possibilidade de aplicação de tal conceito em contextos diversos. Esses tipos experimentos, no contexto da Educação Matemática, podem ser considerados como uma metodologia alternativa para o ensino de matemática. A aplicação de tal metodologia tem importância no ensino e respectivamente na aprendizagem da Matemática, pois proporciona o desenvolvimento de um ambiente de investigação e de reflexão, trabalhando em universos semânticos distintos, no entendimento da atividade e/ou do problema proposto, gerando debates e contradições

Biografia do Autor

Willian José Cruz, Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Matemática

Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuo no programa de pós-graduação em Educação Matemática na mesma instituição. Sou doutor em Educação Matemática pela UNIAN e mestre em Educação Matemática pela UFJF.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos