Experimentos mentais na multiplicação de números naturais:
reflexões teóricas por meio de uma metodologia alternativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92299Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de Matemática, Metodologia de ensinoResumo
Este artigo faz parte da pesquisa teórica intitulada “A semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática”. Tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica, por meio dos Experimentos Mentais, acerca da operação de Multiplicação com números naturais. os Experimentos Mentais são conceituados como formas que o sujeito tem de representar o próprio pensamento, sendo este colocado como objeto de consideração no desenvolvimento de um conceito, atividade e/ou problema em Matemática, por meio de um contexto teórico bem definido, o qual é chamado de sistema de representação, cumprindo o papel de mostrar a coerência do próprio conceito (ou até mesmo a sua modificação) e verificar a possibilidade de aplicação de tal conceito em contextos diversos. Esses tipos experimentos, no contexto da Educação Matemática, podem ser considerados como uma metodologia alternativa para o ensino de matemática. A aplicação de tal metodologia tem importância no ensino e respectivamente na aprendizagem da Matemática, pois proporciona o desenvolvimento de um ambiente de investigação e de reflexão, trabalhando em universos semânticos distintos, no entendimento da atividade e/ou do problema proposto, gerando debates e contradições
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