A “prática como componente curricular” no curso de licenciatura em matemática: os discursos de docentes e discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92399

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Currículo, Identidade docente

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a “Prática como Componente Curricular (PCC)” e a formação inicial de professores a partir das manifestações dos sujeitos investigados: docentes de um curso de Licenciatura em Matemática da rede federal de ensino no Ceará e os licenciandos em formação no referido curso. Para isso, buscou-se verificar a compreensão deste corpus sobre o processo de formação inicial docente dos professores de Matemática em sua relação com a PCC na matriz curricular das disciplinas ofertadas. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas educacionais vigente no Brasil referente à formação de professores, bem como as pesquisas que abordam o processo de formação docente Shulman (1986,1987), Tardif (2000, 2020), Nacarato (2013), Moreira (2012) e Imbernón (2013). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos sujeitos envolvidos na pesquisa. Constata-se que a compreensão dos sujeitos investigados sobre o processo de entendimento e concepção da PCC mostrou-se genérica, apesar disso, possuíam a consciência da sua importância, o que reforça a necessidade de disponibilizar formações continuadas para romper as barreiras das disciplinas, tanto específicas de Matemática quanto as pedagógicas. Sinalizaram-se nos discursos de docentes e discentes evidências da necessidade de sair do campo teórico para a efetivação na prática, como também aproximar elementos do que seja ensinado na área pedagógica, Matemática pura e aplicada para a prática da profissão do professor de Matemática.

Biografia do Autor

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino ? PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Publicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taguari - Univates

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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2023-08-30

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Artigos