Uma proposta de UBP para o Ensino de Matemática: mobilizando conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92585Palavras-chave:
Arte de navegar, Metodologia ativa, UBP, Formação de professores, Ensino de MatemáticaResumo
A Unidade Básica de Problematização (UBP) é uma metodologia ativa, pautada em atividades aplicadas por meio de um flash de memória discursivo; o qual descreve uma prática sociocultural num campo da atividade humana, sendo eleito como um objeto de problematização disciplinar. Deste modo, o objetivo do estudo foi discutir a aplicação de uma UBP para o ensino de Matemática que visou mobilizar conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico contido no tratado Arte de Navegar (1606), ministrada em uma turma de licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como metodologia, foi utilizado os preceitos de uma abordagem qualitativa, pautada em um estudo de caso utilizando-se uma metodologia ativa, a UBP. Concluímos que após aplicação da atividade foi possível pelos licenciando em Matemática da UECE mobilizarem conhecimentos geométricos, tais como; conceito de diâmetro, circunferência, quadrante, ângulo reto, graduação utilizando o teorema de Tales, durante o processo de leitura da construção do instrumento.
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