Atitudes em relação à matemática e a escolha pela área de conhecimento na Licenciatura em Educação do Campo: análise textual discursiva na interpretação do fenômeno
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92674Palavras-chave:
Atitudes Em Relação À Matemática, Educação Do Campo, Analise Textual Discursiva (ATD)Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetivou identificar se as atitudes em relação à Matemática de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa, implicam na escolha destes pela habilitação junto ao curso. O recorte aqui apresentado discorre sobre o percurso da Análise Textual Discursiva (ATD) na interpretação dos resultados qualitativos da investigação. Apresenta-se o contexto da produção de dados da pesquisa, e como foi realizado o processo da ATD para verificar implicação das atitudes em relação à Matemática na escolha pela área de conhecimento do curso, assim, discorre-se sobre a unitarização, categorização e a compreensão sobre a elaboração do novo emergente da pesquisa, ou seja, a escrita do metatexto, que sinaliza os sentimentos dos estudantes em relação à Matemática.
Referências
Aiken Júnior, L. R. (1970). Atitudes em Relação a Matemática. Review of Educational Research, v. 40 (4), 551-596. Recuperado de: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543040004551
Aiken, L. R & Dreger, R. M. (1961). The effect of attitudes on performance in mathematics. Journal of Educational Psychology. v. 52 (1), 19-24. Recuperado de: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fh0041309
Alves, L. L. (2019). O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
Brito, M. R. F. (1996). Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Dobarro, V. R. (2007). Solução de problemas e tipos de mente Matemática: relações com as atitudes e crenças de autoeficácia (Tese de Doutorado em Psicologia Educacional) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Campinas.
Freire, P. (2000). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP.
Gonçalez, M. H. C. C. & Brito, M. R. F. (2001). A aprendizagem de atitudes positivas em relação à Matemática. In Brito, M. R. F. (org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. (p. 221-234). Florianópolis: Insular.
Gonçalvez, M. H. (2000). Relações entre a família, o gênero, o desempenho, a confiança e as atitudes em relação à Matemática (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Inglez de Souza, L. F. N. & Brito, M. R. F. (2008). Crenças de autoeficácia, autoconceito e desempenho em Matemática. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25 (2), 193-201. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/w8tWks3dz5xDM6LbF3xzXkk/?lang=pt&format=pdf.
Aragão, M. (2012). “Do tempo de ontem ao tempo de hoje”. Palmatória: entrelaçando memória e história. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 17, n. 26.
Marcelino, V. S. (2012). Uma análise textual discursiva dos problemas e perspectivas do ensino de Química pela ótica de seus professores de Campos dos Goytacazes-RJ (Tese de Doutorado em Ciências Naturais). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos de Goytacazes-RJ.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9 (2), 91-211. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt.
Moraes, R.; Galiazzi, M. C. (2006). Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12 (1), 117-128. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf.
Moraes, R.; Galiazzi, M. C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.
Pirola, N. A. (2000). Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. (Tese de Doutorado em Psicologia Educacional). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Tortora, E. (2019). O lugar da Matemática na educação infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças (Tese de Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Edlene Andrade Barbosa Rego, José Sávio Bicho, Narciso das Neves Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).