Réguas numéricas como material manipulativo para ensinar-aprender fatos básicos da adição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93033

Palavras-chave:

Fatos básicos da adição, Materiais manipulativos, Réguas numéricas

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou avaliar o uso das réguas numéricas como material manipulativo para ensinar-aprender os fatos básicos da adição. No intuito de alcançá-lo, foi planejada e implementada uma sequência didática no 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Santa Catarina. Em seu transcorrer, as réguas numéricas foram apresentadas, manipuladas e utilizadas como suporte em diferentes situações envolvendo os fatos básicos da adição. Isso permitiu identificar potencialidades e limitações do material no caso do processo de ensino e aprendizagem desse objeto de conhecimento. No tocante às potencialidades, salientamos a satisfação dos estudantes durante as atividades, a superação das dificuldades em relação ao reconhecimento dos números do 1 ao 10, a facilidade em identificar as parcelas presentes nos fatos básicos e a melhora significativa no desempenho das crianças ao construi-los e utilizá-los em procedimentos para resolver problemas. Em relação às limitações, destacamos o preço, a dificuldade inicial dos estudantes identificarem que o quadrado em que o número é registrado também faz parte da quantidade total da régua numérica, o tamanho reduzido das peças para demonstrações coletivas e o fato das réguas do 6 e 9 não terem nenhuma marcação para diferenciar esses números. A partir da análise, é possível dizer que as limitações do material tornam-se ínfimas comparando-as às potencialidades identificadas em seu uso. Portanto, concluímos que as réguas numéricas podem ser consideradas uma boa opção de material manipulativo para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem dos fatos básicos da adição.

Biografia do Autor

Andreia Jaqueline Renta, Instituto Federal de Santa Catarina

Especialista em Educação Científica e Matemática (2022) e em Educação Infantil e Alfabetização (2010) e Graduada em Pedagogia (2007). Atualmente atua na Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, como Professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mônica Knöpker, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é docente do curso de Especialização em Educação Científica e Matemática, bem como do curso de Licenciatura em Física, ambos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e realiza Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BRASIL. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. (2014a). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. (2014b). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. (2014c). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. (2014d). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Davis, C., & Oliveira, Z. (2010). Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 2010.

Delizoicov, D., & Angotti, J. A. (1992). Metodologia do Ensino de Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Delizoicov, D., & Angotti, J. A. (2000). Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

Lorenzato, S. (2012). Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipulativos. In: S. Lorenzato (Ed.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. (pp 3-38). Campinas, SP: Autores associados.

Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didática da matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

Oliveira, M. K. (2011). Vygotsky – Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

Passos, C. L. B. (2012). Materiais manipulativos como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: S. Lorenzato (Ed.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. (pp 77-92). Campinas: Autores associados.

Piletti, N. (2017). Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto.

Rêgo, R.; Rêgo, R. (2012). Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: S. Lorenzato (Ed.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. (pp 39-56). Campinas: Autores associados.

Rego, T. C. (2014). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação (25 ed.). Petrópolis: Vozes.

Shih, A, Crispim, C. C., Aragão, H. M. A., & Vidigal, S. M. P. (2012). Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. São Paulo: Edições Mathema.

Silva, A; Martins, S. (2000). Falar de Matemática hoje é... Revista Millenium. (20), 1-11. Recuperado de https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/897/1/Falar%20de%20Matem%c3%a1tica%20Hoje.pdf

Silveira, E. (2021, abril). Materiais manipulativos: apresentando três chances de dar errado. In: Anais do VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática (pp. 1-13). Rio do Sul, SC: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – regional SC. Recuperado de http://eventos.sbem.com.br/index.php/SC/ECEM/paper/view/2156/1480.

Vigotski, L. S. (2007). A formação social da mente. (7. ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem (2 ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Zabala, A. (2010). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos