A complexidade das relações envolvendo a matemática humana, os fenômenos e a matemática numênica: sugestões para abordagens epistemológicas em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93064

Palavras-chave:

Complexidade, Construção x descoberta, Línguas, Matemática, Sala de aula

Resumo

As línguas consistem em alicerces compostos por signos, demandando uma massa falante para transformá-las em realidades sociais. Classificam-se em: (i) línguas históricas (idiomas) e (ii) artificiais (referentes, essas últimas, a técnicas específicas, a exemplo da matemática). As línguas, entre elas a matemática, são simplificadoras e reducionistas, mantendo-se em posição inferior à da complexidade dos mundos fenomênico e numênico. A investigação descrita neste texto foi de cariz teórico, com lastro na filosofia da complexidade moriniana. Pressupõe-se que as línguas sejam construções cronológicas a cargo tanto de indivíduos quanto de sociedades. Não se confundindo com os respectivos pensamentos, as línguas, entretanto, caminham pari passu com eles. Sem embargo da citada discriminação, neste artigo, com fins didáticos: (i) chamam-se os signos idiomáticos e as atividades cognitivas atinentes a eles, indistintamente, de línguas; (ii) denominam-se os signos matemáticos e as ações cognitivas concernentes a eles, indiferentemente, de matemática. A hipótese cuja coerência procurou-se mostrar nesta comunicação científica é a de que a matemática (como estrutura simbólica e como pensamento técnico) é elaborada ao longo do tempo com vistas à consecução de entendimentos, de explicações e de consensos cada vez mais acurados sobre (entre outras coisas) fenômenos e númenos. Ou seja: a matemática é humana, e com ela ruma-se em direção à matemática dita numênica. A contribuição pedagógica deste trabalho constituiu-se na fundamentação argumentativa da proposta de que, em aulas de matemática, haja discussões, debates, reflexões e/ou meditações acerca do que é o conhecimento, particularmente o conhecimento matemático, com ênfase, em tais aulas, a ideias apoiadas no sistema filosófico da complexidade.

Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará

É Licenciado em Matemática (1990) pela Universidade Federal do Pará; é Mestre (2003) e Doutor (2013) em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática), também pela UFPA.

É professor efetivo (Associado) da UFPA desde 2009; foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) de 2004 a 2009; foi professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-BE) de 2000 a 2004; trabalhou na Caixa Econômica Federal (CEF) de 1989 a 2001.

Referências

ABBAGNANO, N. (2000). Dicionário de filosofia. 4. ed. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi; revisão da tradução e tradução dos novos textos por Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes.

D’AMBROSIO, U. (2019). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica.

JAPIASSÚ, H., & MARCONDES, D. (1996). Dicionário básico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Sobrenome do autor. (2016). Título do artigo. Nome da revista, v. X, n. Y, ppp-ppp.

Sobrenome do autor. (2019). Título do artigo. Nome da revista, v. X, n. Y, ppp-ppp.

Sobrenome do autor. (2022). Título do artigo. Nome da revista, v. X, n. Y, ppp-ppp.

KANT, I. (2002). Crítica da razão pura. Tradução de Alexis Marins. São Paulo: Martin Claret.

KUHN, T. S. (2018). A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva (Debates; 115).

MORIN, E. (1999). O método 3: o conhecimento do conhecimento. 2. ed. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina.

MORIN, E. (2001). Ciência com consciência. 5. ed. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

MORIN, E. (2002a). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

MORIN, E. (2002b). O método 2: a vida da vida. 2. ed. Tradução de Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina.

VYGOTSKY, L. S. (1987). Thinking and speech. In: Rieber, R. W., & Carton, A. S. (eds.). The collected works of L. S. Vygotsky. V. 1. Problems general psychology. New York: Plenum Press, 39-285.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos