Jogo Minecraft Hour of Code:

uma análise por meio das operações semióticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93823

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Operações Semióticas, Ensino Fundamental

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe para o currículo da Educação Básica brasileira os conceitos de Ciência da Computação por meio do Pensamento Computacional (PC), assim como aponta para uma conexão entre o PC e a disciplina de Matemática na etapa do Ensino Fundamental. O documento também fomenta que o ensino de matemática deve explorar diversas representações semióticas nessa etapa do ensino, indo ao encontro com a teoria de Raymond Duval. Olhando para esses fatos, neste trabalho buscou-se estabelecer um olhar das representações semióticas sobre o PC, por este ser um campo novo e necessitar de novas contribuições. Para isso, com base no seguinte problema de pesquisa: “Que operações semióticas podem ser exploradas no jogo Minecraft Hour of Code: Viagem Aquática?”, foi analisado o referido jogo sob a ótica da teoria das Representações Semióticas de Duval, em especial, as operações semióticas de tratamento e conversão. Concluiu-se que o jogo explora tanto tratamento e conversões (em duplo sentido) de representações em língua natural e em registro figural, sendo uma alternativa plugada para o ensino de matemática e que pode desenvolver o PC.

Biografia do Autor

Lucia Menoncini, UFFS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e Habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó (2001) e Mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Fronteira Sul e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT da Universidade Federal de Santa Catarina (2018).

Michel Artur Schmoeller, UFFS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021). Atua como professor Admitido em Caráter Temporário no Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina (2020 - ), tendo também experiência com o Ensino Médio. Tem interesses nas áreas de Matemática, Educação Matemáticas e de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. Tese, UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 595. Brasília, Brasil. Acesso em 27 de setembro de 2019, disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico

Duval, R. (2004). Semiosis y pensamiento humano: Registros semióticos y aprendizajes intelectuales (2 ed.). (M. V. Restrepo, Trad.) Santiago de Cali: Colombia Universidad del Valle.

Duval, R. (13 de Dezembro de 2012). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 7(2), 266-297.

Duval, R., & Moretti, M. T. (2015). Mudanças, em curso e futuras, dos sistemas educacionais: Desafios e marcas dos anos 1960 aos anos... 2030! Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 10(1), 1-23.

Grover, S., & Pea, R. (2013). Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, 42(1), 38 - 43.

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books.

Papert, S., & Solomon, C. (1972). Twenty things to do with a Computer. Technology Magazine.

Wing, J. M. (Março de 2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos