Teoria e prática na visão de estudantes da licenciatura em matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e94620Palavras-chave:
Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Teoria e PráticaResumo
O presente artigo é um recorte da tese de doutorado “Teoria e prática no processo de formação profissional: o caso de um curso de licenciatura em matemática”, que teve como objetivo investigar a relação entre teoria e prática a partir de seu Projeto Político-Pedagógico. Neste trabalho, teceremos reflexões e entendimentos sobre a elaboração feita por estudantes da licenciatura sobre o conceito e significado de prática, bem como a movimentação dessa prática no interior do curso. A natureza das informações coletadas e as formas adotadas para seu tratamento enquadram nosso estudo no conjunto de pesquisas qualitativas associadas ao estudo de caso. Apoiamo-nos em construtos teóricos sobre sobre a relação entre teoria e prática, bem como sobre a formação de professores. Os depoimentos dos entrevistados nos permitiram entender que, mesmo diante de um currículo organizado em eixos de formação, predominam atividades práticas que servem apenas para a aplicação de teorias estudadas durante o curso. Mais especificamente, para os estudantes a matriz curricular do curso favorece e reafirma a dicotomia entre teoria e prática. Como conclusão, acreditamos que uma das principais contribuições deste relatório de pesquisa está na compreensão de que os licenciandos trazem, por meio de seus discursos, entendimentos sobre a relação entre teoria e prática desenvolvida no PPP do curso, e que estes lhes são revelados sob uma tensão de não se reconhecerem como futuros professores, seguros e preparados para o enfrentamento da prática profissional.
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