Tecnologias De Uso Coletivo, Interação e Aprendizagem: Reflexões a Partir de Uma Aula de Matemática Com Uso de Projetor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e95288

Palavras-chave:

Ciclo de Ações, Aprendizagem Coletiva, Lousa Digital, Projetor

Resumo

Esse artigo discute movimentos de aprendizagem em uma aula de matemática desenvolvida com uso de um projetor e do software GeoGebra para o estudo de gráficos de funções exponenciais. A discussão foi norteada por uma construção teórica chamada Ciclo de Ações Coletivo, baseada nas ideias de Jose Armando Valente sobre o Ciclo de Ações, e na obra Parangolé de Hélio Oiticica. Buscou-se observar se o Ciclo de Ações Coletivo, inicialmente proposto para se pensar o uso de lousas digitais, poderia contribuir para se pensar e analisar aulas com o uso de projetores. A discussão mostrou que o compartilhamento de tela por meio de um projetor pode oportunizar movimentos de aprendizagens individuais e coletivas a partir da interação entre sujeitos e destes com a tecnologia. Evidenciou-se ainda que as interações que constituem esses movimentos de aprendizagem estão mais associadas às ações do professor e à escolha do software e das atividades.

 

Biografia do Autor

Sérgio Freitas de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campu Nova Andradina

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora temporária da Univesidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Nova Andradina

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Publicado

2023-11-30

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Artigos