Os saberes para a docência em Matemática: o que dizem professores formadores?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e95303Palavras-chave:
Saberes docentes, Docência em Matemática, Formação de professoresResumo
Esta pesquisa investiga os saberes docentes descritos e mobilizados por professores formadores que desenvolvem a docência em curso de Licenciatura em Matemática. A questão de pesquisa, explicitada por: Que saberes são mobilizados nas docências desenvolvidas em cursos de Licenciatura em Matemática e de que maneira os professores reconhecem esses saberes como necessários à docência em Matemática?, foi construída no tensionamento das discursividades do presente sobre a identidade profissional e os saberes necessários à docência em Matemática. O material analítico, produzido a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com doze professores de diferentes áreas do conhecimento, foi descrito e analisado a partir das pesquisas de Tardif (2014), Pimenta (2012) e Gauthier et al. (2013). Com inspiração analítica na análise de discurso (Bardin, 1977), são construídos dois grupos de sentido a partir da materialidade, ambos forjados nas falas dos professores formadores: o primeiro, mostra que a docência se constitui em movimento, sendo permeada por múltiplos saberes e, o segundo, apresenta a sala de aula, considerada como o locus da experiência docente, como um espaço propício para a construção de diferentes aprendizagens. Assim, no movimento analítico realizado, os saberes disciplinares, relativos ao conhecimento matemático, são considerados essenciais; entretanto, outros saberes também são potencializados, em especial, os construídos na experiência, no exercício da profissão docente, o que faz da sala de aula um laboratório de aprendizagem.
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