Educação Matemática para surdos: novos caminhos para literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e95634Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação de surdos, LiteraturaResumo
O artigo tem o objetivo de destacar novas perspectivas da educação matemática para surdos e de refletir sobre as discussões presentes na literatura. Inicialmente, percebemos que há concentração de pesquisas sobre: o papel da Libras no ensino de matemática; o ensino dos campos de conhecimentos de geometria e de números; a função do intérprete; e a formação dos professores que ensinam matemática para os estudantes surdos. Foi utilizada a revisão sistemática de literatura, selecionando nove estudos para análise. Foram observados sete caminhos novos para educação matemática: (1) relação histórica entre educação matemática e educação de surdos; (2) análise da prática pedagógica de professores de matemática; (3) problematização da visualidade dos alunos surdos; (4) teoria da educação matemática aliada à educação de surdos; (5) diversidade de alunos surdos presente na sala de aula e nas pesquisas; (6) desempenho matemático de crianças surdas pré-escolares; e (7) currículo nas escolas bilingues para surdos. Observamos que precisamos trilhar nestes caminhos com profundidade e abrir novas estradas para educação matemática para surdos, dando voz e protagonismo aos alunos surdos e aos pesquisadores e professores surdos. Além disso, é necessário que tenhamos olhares para as novas tendências da Educação Matemática, a necessidade de ter professores surdos, a relação entre família e escola no processo de aprendizagem, instituições educativas, currículo e a diversidade de pessoas surdas nas pesquisas e nas salas de aula.
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