A Atividade Supervisiva em Estágio de Matemática sob o olhar de quatro Supervisores experientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e95831

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Atividade Supervisiva, Educação Matemática

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é considerado uma fase da formação de grande importância para aproximação do estagiário de sua futura prática docente e segue sendo abordado em diversas pesquisas. Entretanto, detectamos que a atividade supervisiva não vem sendo explorada nestas pesquisas e carece de clareza em suas atribuições (Maciel, 2015; Benites, Sarti e Neto, 2015). Com o intuito de compreender como se compõe e estabelece esta atividade, realizamos entrevistas semiestruturadas (Boni, Quaresma, 2005) com quatro professores de Matemática da Educação Básica, experientes na supervisão de estagiários em suas salas de aula. Realizamos uma análise comparativa entre estes depoimentos e resumidamente o que encontramos a) a compreensão dos supervisores de sua atividade como aproximação dos estagiários da prática docente, mas falta clareza do que consiste a atividade supervisiva; b) ausência de diálogo entre as instituições universidade e escola campo; c) falta de incentivo e condições para o exercício de tal atividade.

Biografia do Autor

Juliano Pereira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Colégio Técnico

 Juliano Pereira da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais, Colégio Técnico - COLTEC

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação

Dra Samira Zaidan

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação

 

 

 

 

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Publicado

2023-11-24

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Artigos