Situação desencadeadora de aprendizagem: uma análise da apropriação dos conceitos de multiplicação por estudantes do ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96148Palavras-chave:
Atividade Orientadora de Ensino, Matemática, MultiplicaçãoResumo
No presente artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa na qual analisamos o processo de apropriação dos
estudantes de reflexões relacionadas ao conceito de multiplicação por meio do desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) na forma de História Virtual do Conceito. O contexto de apreensão da
realidade investigada ocorreu em uma turma de dezesseis estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental de uma
Escola Estadual do Sul de Santa Catarina. Para análise, consideramos o processo de ensino e aprendizagem dos
estudantes durante dois encontros constituídos por dez aulas de quarenta e cinco minutos em 2022/1. Na tentativa de abarcar o movimento de apropriação dos estudantes referente ao conceito de multiplicação, organizamos quatro
episódios que expressam as manifestações da turma no desenvolvimento e resolução do problema da História Virtual do Conceito: 1) busca da relação universal do conceito de multiplicação; 2) elaboração de uma síntese com uma nova qualidade; 3) manifestações singulares na resolução de tarefas particulares; e 4) olhar da Professora Regente da turma investigada. Os resultados indicam que os estudantes, a partir do experimento objetal de contagem da grandeza discreta, abstraíram a relação geral que possibilita a contagem de grandes quantidades e a generalizaram para aplicação em diferentes situações particulares.
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