Situação desencadeadora de aprendizagem: uma análise da apropriação dos conceitos de multiplicação por estudantes do ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96148

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Matemática, Multiplicação

Resumo

No presente artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa na qual analisamos o processo de apropriação dos
estudantes de reflexões relacionadas ao conceito de multiplicação por meio do desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) na forma de História Virtual do Conceito. O contexto de apreensão da
realidade investigada ocorreu em uma turma de dezesseis estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental de uma
Escola Estadual do Sul de Santa Catarina. Para análise, consideramos o processo de ensino e aprendizagem dos
estudantes durante dois encontros constituídos por dez aulas de quarenta e cinco minutos em 2022/1. Na tentativa de abarcar o movimento de apropriação dos estudantes referente ao conceito de multiplicação, organizamos quatro
episódios que expressam as manifestações da turma no desenvolvimento e resolução do problema da História Virtual do Conceito: 1) busca da relação universal do conceito de multiplicação; 2) elaboração de uma síntese com uma nova qualidade; 3) manifestações singulares na resolução de tarefas particulares; e 4) olhar da Professora Regente da turma investigada. Os resultados indicam que os estudantes, a partir do experimento objetal de contagem da grandeza discreta, abstraíram a relação geral que possibilita a contagem de grandes quantidades e a generalizaram para aplicação em diferentes situações particulares.

Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos. Membro do conselho editorial nacional da Revista Educativa.

Cléber de Oliveira dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando em Educação: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2022), Mestre em Educação: linha de pesquisa: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2017), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), Especialista em Educação Matemática pela UNISUL (2007), Graduado em Matemática Licenciatura - UNISUL (2005), Graduado em Física Licenciatura - UNISUL (2016), Graduado em Matemática Bacharel - UNISUL (2022). Atualmente é professor da disciplina de Cálculo I dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica do Centro Universitário Univinte e professor de matemática do Ensino Fundamental (8 e 9) da Fundação Bradesco - Laguna.SC. Tem experiência na área de Matemática e Física. Integrante de três grupos de pesquisa: TEDMAT (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática). GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica. Analisando SDAs - Grupo de Estudos Analisando Situações Desencadeadora de Aprendizagem.

Mariana da Silva Fontes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, linha de pesquisa Educação em Ciências. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Assistente de Educação pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino
Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT - UNISUL).

Referências

Aquino, O. F., & Zankov, L. V. (2015). Contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. In Longarezi, A. M. & Puentes, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. (2ª ed., pp. 267-268) Uberlândia: EDUFU.

Davýdov, V. V. (1982). Tipos de generalización en la enseñanza. 3ª ed. Habana: Pueblo y Educación.

Davídov, V. V. (1987). Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza en el futuro próximo. In Shuare, M. La psicología Evolutiva y pedagógica en la URSS (pp. 143-155). Moscú: Progreso.

Davýdov, V. V. (1988). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Progreso.

Kopnin, P. V. (1978). A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: civilização brasileira.

Moura, M. O., Sforni, M. S. F. & Lopes, A. R. L. V. (2017). A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In Moura, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. (pp. 71-99). São Paulo: Edições Loyola.

Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. (2014). Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED.

Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. (2019). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED.

Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. (2021). Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense – Caderno 2 - Áreas do conhecimento. Florianópolis: SED.

Vygotsky, L. S. (2002). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos

psicológicos superiores. 6ª ed. 5ª tiragem. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Artigos