Learning triggering situation: an analysis of the appropriation of multiplication concepts by students at elementary school I

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96148

Keywords:

Guiding teaching activity, Mathematics, Multiplication

Abstract

This paper presents results from research in which we analyze the process of appropriation by students of reflections related to the concept of multiplication through the development of a Learning Triggering Situation (LTS) in the form of a Virtual History of the Concept. The context for understanding the reality investigated occurred in a class of sixteen fourthyear elementary school students at a state school in southern Santa Catarina. For analysis, we considered the teaching and learning process of students during two meetings consisting of ten forty-five-minute classes in 2022/1. To encompass the students’ movement of appropriation regarding the concept of multiplication, we organized four episodes that express the class’s manifestations in development and resolution of the problem of the Virtual History of the Concept: 1) searching for the universal relationship of the concept of multiplication; 2) elaboration of a synthesis with a new quality; 3) unique manifestations in solving particular tasks; and 4) view of the Head Teacher of the class under investigation. Findings indicate that the students, from the object experiment of counting discrete quantities, abstracted the general relationship that makes it possible to count large quantities and generalized it for application in different particular situations.

Author Biographies

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos. Membro do conselho editorial nacional da Revista Educativa.

Cléber de Oliveira dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando em Educação: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2022), Mestre em Educação: linha de pesquisa: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2017), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), Especialista em Educação Matemática pela UNISUL (2007), Graduado em Matemática Licenciatura - UNISUL (2005), Graduado em Física Licenciatura - UNISUL (2016), Graduado em Matemática Bacharel - UNISUL (2022). Atualmente é professor da disciplina de Cálculo I dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica do Centro Universitário Univinte e professor de matemática do Ensino Fundamental (8 e 9) da Fundação Bradesco - Laguna.SC. Tem experiência na área de Matemática e Física. Integrante de três grupos de pesquisa: TEDMAT (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática). GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica. Analisando SDAs - Grupo de Estudos Analisando Situações Desencadeadora de Aprendizagem.

Mariana da Silva Fontes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, linha de pesquisa Educação em Ciências. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Assistente de Educação pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino
Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT - UNISUL).

References

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Published

2024-11-08

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Artigos