Antropologia e imanência como 'guias' de um olhar (do) possível
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97015Palavras-chave:
Antropologia, Filosofia Contemporânea, Educação (Matemática), Imanência, VidaResumo
Este texto consiste na combinação de dois ensaios que têm como objetivo destacar a relevância da intercomunicabilidade entre antropologia e imanência em minha pesquisa (em Educação Matemática). No primeiro ensaio, abordo os conceitos 'pesquisar', 'habitar' e 'pensar', baseando-me na obra antropológica de Tim Ingold. No segundo ensaio, exploro os conceitos de 'haver', 'imanência' e 'agir no mundo', relacionando-os à sociologia de Gabriel Tarde e à filosofia de Gilles Deleuze. Ambos os ensaios, escritos em formato de diálogo com a chamada da revista, se entrelaçam e buscam evidenciar uma série de questionamentos que me auxiliam a problematizar o ato de pesquisar (em Educação Matemática). Por fim, espero que este texto seja um conjunto de (im)pertinências para uma atividade de pesquisa (em Educação Matemática) que realça alguns caminhos de um olhar (do) possível.
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