Antropologia e imanência como 'guias' de um olhar (do) possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97015

Palavras-chave:

Antropologia, Filosofia Contemporânea, Educação (Matemática), Imanência, Vida

Resumo

Este texto consiste na combinação de dois ensaios que têm como objetivo destacar a relevância da intercomunicabilidade entre antropologia e imanência em minha pesquisa (em Educação Matemática). No primeiro ensaio, abordo os conceitos 'pesquisar', 'habitar' e 'pensar', baseando-me na obra antropológica de Tim Ingold. No segundo ensaio, exploro os conceitos de 'haver', 'imanência' e 'agir no mundo', relacionando-os à sociologia de Gabriel Tarde e à filosofia de Gilles Deleuze. Ambos os ensaios, escritos em formato de diálogo com a chamada da revista, se entrelaçam e buscam evidenciar uma série de questionamentos que me auxiliam a problematizar o ato de pesquisar (em Educação Matemática). Por fim, espero que este texto seja um conjunto de (im)pertinências para uma atividade de pesquisa (em Educação Matemática) que realça alguns caminhos de um olhar (do) possível.

Biografia do Autor

Diego Matos Gondim, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (UNESP-RC)

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem operado com as Filosofias da Educação Matemática e Histórias da Matemática e filosofias pós-estruturalista e...

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes