Forças neoliberais e a constituição do sujeito professor de matemática que busca fazer sempre algo diferente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97108

Palavras-chave:

Fazer Diferente, Neoliberalismo, Constituição Do Sujeito

Resumo

Este artigo problematiza os discursos de docentes de Matemática acerca da constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Nele procuramos às indagações: “Quais discursos contemporâneos sustentam o movimento docente que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Que relações guardam com o neoliberalismo?” Para isso foram realizadas entrevistas com professores de Matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, Brasil. A análise dos resultados acorreu numa perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que as enunciações apresentam reverberações de uma lógica neoliberal e que o conceito de “fazer diferente” muitas vezes é associado com inovação e que procuram romper com abordagens de ensino já consolidadas. Compreendemos esse rompimento com as práticas educacionais como um dos resultados da subjetivação das docentes por uma lógica neoliberal e uma lógica de fluidez que tem a instantaneidade e o curto prazo como características necessárias para atender as demandas atuais do mercado. Foi possível notar que a ideia do movimento de “fazer diferente” manifestada nas falas das docentes é impulsionada pela busca de motivação dos estudantes e, como consequência desse processo, tem-se a motivação do docente. Observamos ainda nas enunciações que as docentes vivem um regime de autocoerção e autoculpabilização, pois se culpam quando não podem fazer diferentes e vivem um regime de autoexploração, pois demonstraram se submeter voluntariamente a um regime de trabalho no qual exigem de si um grande esforço na busca de maximização de seu desempenho.

Biografia do Autor

Guilherme Franklin Lauxen Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciado em Matemática pela mesma universidade, em regime de dupla diplomação com a Universidade de Coimbra - Portugal, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professor do Ensino Médio na Escola SESC EAD EJA.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Litoral Norte. Atua como professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Ensino da Matemática, ambos da mesma instituição. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo).

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes