O caso Jonathan: o complexo de álgebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e97450

Palavras-chave:

Registros de Representação Semiótica, Aprendizagem da Álgebra, Complexo de Álgebra

Resumo

Este estudo apresenta o acompanhamento realizado durante três anos, que vai do quatrième2 ao seconde, de um aluno com muitos problemas de aprendizagem em álgebra. O jovem confundia os escritos de expressões numéricas e algébricas, assim como todos os termos que designavam operações de cálculo a serem feitas. Inicialmente, o acompanhamento consistiu em ajudá-lo nos deveres escolares que tratavam de três categorias de atividades matemáticas: transformação de expressões algébricas, resolução de equação, equacionamento3 de um problema para resolvê-lo. Essas três categorias pareciam-lhe sem relação. Para ajudá-lo na aprendizagem, foi necessário inventar atividades que tratavam de substituições das escritas de expressões no cálculo algébrico, no cálculo com números e na articulação da linguagem com as escritas correspondentes. Isso promoveu-lhe uma grande mudança de atitude e foi, desse modo, possível começar a fazê-lo compreender o equacionamento de um problema e a sua resolução. O objetivo deste estudo clínico é, por um lado, ouvir a voz de um aluno face às atividades e às tarefas algébricas propostas em sala de aula e, por outro lado, evidenciar a complexidade semiocognitiva dessas atividades e tarefas. Para tanto, escrevo a evolução de Jonathan abordando os pontos seguintes: análise semiocognitiva de atividades em álgebra, as transformações de expressões algébricas, resolução de equação, o equacionamento de dados do enunciado de um problema, análise retrospectiva da análise do equacionamento de um problema e os primeiros passos em álgebra feitos por Jonathan. Finalizo com uma perspectiva que a evolução de Jonathan pode trazer aos professores na maneira.

Biografia do Autor

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática. Univ. de Estrasburgo.

http://lattes.cnpq.br/0554663868893915

Referências

Adjiage, R. et Pluvinage, F. (2012). Strates de compétence en mathématiques. Repères- IREM 88, 42-72.

Duval, R. (1995). Sémiosis et pensée humaine. Berne : Peter Lang.

Duval, R. (2002). L’apprentissage de l’algèbre et le problème cognitif de la désignation des objets. Dans J.P. Drouard et M. Maurel (dir.) Actes des Séminaires SFIDA-13 à SFIDA-16. Volume IV 1999-2001 (p. 67-94). Séminaire Franco-Italien à l’IREM de Nice.

Duval, R. (2013). Les problèmes dans l’acquisition des connaissances mathématiques : apprendre comment les poser pour devenir capable de les résoudre ? REVEMAT (Trad. en Portugais M. T. Moretti )V. 8, n. 1, 1-45.

Duval R., Campos T. M. M., Barros, L.G. et Dias, M. A. (2015). Ver e ensinar a matemática de outra forma. II. Introduzir a álgebra no ensino: Qual é o objetivo e como fazer isso? São Paulo : Proem Editora.

Duval, R. et Pluvinage, F. (2016). Apprentissages algébriques. I. Points de vue sur l’algèbre élémentaire et son enseignement. Annales de Didactique et de sciences cognitives, 21,

Duval, R. (2019). Écriture et pensée mathématique : le défi de l’enseignement de l’algèbre élémentaire. Jean-Philippe Drouhard. De la linguistique à l’épistémographie. Didactique des mathématiques (Ed. M. Maurel) Academia.edu, 105-139.

Frege G., (1971/1892). Sens et dénotation. Écrits logiques et philosophiques (trad. Imbert) pp. 102-126. Paris : Seuil.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Traduções