Pós-Humanismo e educação matemática: incursões e desafios da história na era do antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97591

Palavras-chave:

Pós-Humanismo, Educação Matemática, Historiografia

Resumo

Neste artigo buscamos afirmar o Pós-Humanismo crítico como uma possibilidade potente para a abordagem historiográfica da/na Educação Matemática. Para tanto, mobilizamos textos de autores/as que se alinham à perspectiva trabalhada por Karen Barad na direção de explicitar algumas das linhas que têm orientado nossas questões em pesquisas na História da Educação Matemática. Trata-se de um exercício teórico que sinaliza para o desafio da historiografia em considerar um tempo histórico em outros termos que não processuais desenvolvimentais, mas difrativos, em descentrar radicalmente os humanos e posicionar nossas ações nos emaranhados multiespécies e na configuração de tempos múltiplos. Sobretudo, aponta uma filosofia da história que abre mão da singularidade conceitual generalizante de teorias com seus efeitos (geo)políticos e se coloca a “permanecer com o problema”, figurando maneiras de habitar o mundo (ou suas ruínas) de forma aberta e diversa.

Biografia do Autor

Heloisa da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora associada do departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - IGCE/UNESP, campus de Rio Claro, desde 2010, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática desse instituto. Licenciada em Matemática pelo IGCE/ Unesp, Rio Claro (1996), possui Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática (1998), Mestrado (2000), Doutorado (2007) e Livre-docência (2024) em Educação Matemática pela Unesp, Rio Claro. Possui Pós-doutorado em estudos decoloniais e filosofia pós-humanista na School of Education, University of Cape Town - África do Sul (2020). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (www.ghoem.org), investiga e discute de forma interdisciplinar os temas: História da Educação Matemática; História Oral; Formação de Professores de Matemática; e Filosofia e Educação Matemática. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - IGCE /Unesp e do Programa Residência Pedagógica da Licenciatura em Matemática desta instituição. É mãe solo da Ana e do Claudio (10 anos).

Luzia Aparecida de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mãe do Francisco desde 2013. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Realizou Pós-Doutorado na Escola de Educação na Universidade de Cape Town (África do Sul) de agosto de 2019 a julho de 2020. É coordenadora do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática - GHOEM. É professora associada do Instituto de Matemática e atua como docente no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UFMS, campus de Campo Grande. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes