Pós-Humanismo e educação matemática: incursões e desafios da história na era do antropoceno
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97591Palavras-chave:
Pós-Humanismo, Educação Matemática, HistoriografiaResumo
Neste artigo buscamos afirmar o Pós-Humanismo crítico como uma possibilidade potente para a abordagem historiográfica da/na Educação Matemática. Para tanto, mobilizamos textos de autores/as que se alinham à perspectiva trabalhada por Karen Barad na direção de explicitar algumas das linhas que têm orientado nossas questões em pesquisas na História da Educação Matemática. Trata-se de um exercício teórico que sinaliza para o desafio da historiografia em considerar um tempo histórico em outros termos que não processuais desenvolvimentais, mas difrativos, em descentrar radicalmente os humanos e posicionar nossas ações nos emaranhados multiespécies e na configuração de tempos múltiplos. Sobretudo, aponta uma filosofia da história que abre mão da singularidade conceitual generalizante de teorias com seus efeitos (geo)políticos e se coloca a “permanecer com o problema”, figurando maneiras de habitar o mundo (ou suas ruínas) de forma aberta e diversa.
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