Cyborgs para um Futuro Ancestral: a transposição de problemas como ação hacker na educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97721

Palavras-chave:

Transposição de Problemas, Inteligência Artificial, Redes Sociais

Resumo

Este ensaio teórico objetiva debater a responsabilidade social que a educação matemática (entendida também como as pessoas que a constituem) tem diante do futuro tecnológico a as possibilidades utópicas de se posicionar diante dele. Assim, com essa realidade que se apresenta com a inserção da internet, das redes sociais, dos aplicativos de comunicação instantânea, da Inteligência Artificial e tantos dispositivos e ações tecnológicas em nossas vidas, precisamos compreender/constituir uma héxis (postura/disposição) política também como educação matemática. O ato de educar(-se) pela(s) matemática(as) pode assumir a criticidade da transposição de problemas, vislumbrando o estranhamento do que é (im)posto e a conscientização do que está por trás do que se apresenta, ou seja, problematizar o próprio problema é um ato importante para a constituição do bem comum. Nesse ínterim, tomamos como referência a esse bem comum, a Sankofa, filosofia africana, além de ideias e conceitos de povos originários, pois, buscamos perspectivas antropológicas ancestrais para discutimos as concepções de: cyborg, a qual evidencia um tornar-se que já é materializado com ações e dispositivos mundanos; futuro ancestral, como resgate do que não podemos perder de vista; e a própria transposição de problemas, como ação proeminente na educação matemática para questionar o que é vivenciado nas/com as redes sociais, por exemplo. Essas concepções confluem e indicam um educar(-se) pela(s) matemática(s), de forma fluída, com as próprias Tecnologias Digitais (TD). Em especial, neste artigo, exemplificamos suas confluências problematizando o que está por trás de algumas exclusões/inclusões evidenciadas na internet, também, discutidas com o uso da Inteligência Artificial e do Chat GPT, assim como, desveladas em cenas de produtos cinematográficos via Cinema por streaming. Nosso movimento lida com todas essas TD como meios de revelação e sustenta, pela(s) matemática(s), as proposições educacionais apresentadas em prol da transposição de problemas como ação “hacker” para um futuro ancestral.

Biografia do Autor

Maurício Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas (RS) (2001/2), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP) (2004) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP) (2008). Foi bolsista do programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, sob o processo BEX - 3899/06-3, na London South Bank University - Londres (UK). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes frentes:Tecnologias Digitais, Educação a Distância, Jogos Eletrônicos, Role Playing Game (RPG), Formação de Professores, Ensino de Cálculo. Coordenou o Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS- Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade) de março de 2008 a julho de 2014. Participa do grupo de pesquisa FEM (Fenomenologia e Educação Matemática - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6283479768168094), desde 2008. Foi coordenador do Grupo de Trabalho (GT06) Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), de 2009 a 2012. Foi 2º secretário da SBEM - Regional do Rio Grande do Sul de 2009 a 2012 e diretor dessa regional de 2012 a 2015. Atualmente, é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes