Práticas com modelagem na Educação Matemática: algumas considerações sobre a importância do trabalho em grupo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98404Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Habilidades interpessoais , Ensino e aprendizagemResumo
Modelagem Matemática na concepção de Burak (1992). A questão norteadora da investigação é examinar as possíveis contribuições proporcionadas pelo trabalho em grupos em práticas com Modelagem na Educação Matemática. Esse estudo é uma das práticas desenvolvidas com estudantes do 4º do Ensino Médio integrado ao técnico em Cooperativismo do Instituto Federal do Paraná Câmpus Pitanga-PR. A metodologia é de natureza qualitativa interpretativa com base nos pressupostos de Bogdan e Biklen (1994). O referencial teórico centra-se nos pressupostos de Burak (1992) e Higginson (1980) respectivamente para a Modelagem e para a Educação Matemática. Os resultados obtidos mostram que o trabalho colaborativo em grupo é uma estratégia eficiente para a construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades interpessoais
Referências
Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. 1a edição ed. Porto: Porto.
BRASIL.(2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC
Burak, D. (1992) Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Burak, D.; Klüber, T. E. (2008) Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. , p. 14.
Damiani, Magda Floriana. Entendendo o ensino colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Revista Educar Curitiba: Ed. UFPR, 2008, n. 31, p. 213-230.
Higginson, W. (1980) On the Foundations of Mathematics Education. For the Learning of Mathematics, v. 1, n. 2, p. 3–7. FLM Publishing Association.
Vygotsky, L.S. (1978) Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Josias Lima, Dionisio Burak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).